sábado, 4 de setembro de 2010

PHI A PROPORÇÃO ÁUREA


"A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de:
seção áurea
, secção áurea, razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência.

é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento."

Origem do nome

"O Nome número de ouro é esse pois phideas mandou fazer uma espécie de molde do número para facilitar na contrução, e ele mandou fazer em ouro sobre mármore daí o nome número de ouro. Phi tem este nome em homenagem ao arquiteto grego Phidias, construtor do Parthenon, que utilizou o número de ouro em muitas de suas obras."

O PHI está em todas..como verão nos vídeos a seguir...


Um comentário: