terça-feira, 28 de setembro de 2010

A incerteza generalizada atinge os EUA

A esperança no presidente dos EUA, Barack Obama, dissipou-se em pouco tempo devido à crise
 

Os "espíritos animais" aos quais Keynes se referiu estão à espreita por todos os Estados Unidos. E eles estão de mau humor. Esses espíritos estão cansados e encontram-se em situação difícil. As corporações estão armazenando dinheiro, quando têm algum dinheiro para armazenar, porque não estão acreditando na recuperação econômica.
Durante uma visita de uma semana, eu me deparei com um clima de profunda intranquilidade nos Estados Unidos que parece ter descambado para o tribalismo – não tribalismo étnico, mas sim político, econômico e social. A incerteza é generalizada. O resgate de Wall Street promovido pelo governo, aliado às sérias dificuldades de uma classe média que luta para sobreviver com salários estagnados ou em queda, fez com que aumentassem os ressentimentos.

Este não é um fenômeno momentâneo. Ninguém parece acreditar que o desemprego cairá significativamente do seu atual patamar de 9,6% - um nível mais associado à França – em um futuro próximo. O jeito é habituarmo-nos ao novo conceito de normal.

Eu conversei com um executivo aposentado de Wall Street que deixou o setor há alguns anos para criar uma pequena empresa na qual ele tem que lidar com folha de pagamento, mas onde está livre do debilitante pensamento de curto prazo das instituições financeiras. Um pensamento que, durante a sua carreira, passou a ser dominado por corretores "que observam oportunidades, e não condições, econômicas".
International Herald Tribune in UOL Internacional
Roger Cohen
Em Londres (Reino Unido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário