quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Salmão: primeiro animal transgénico para consumo em debate

Possível aprovação tem gerado polémica nos EUA
O primeiro animal geneticamente modificado para consumo humano enfrenta um futuro incerto, após a avaliação ambiental de uma equipa de assessores da FDA, a entidade norte-americana que regula os alimentos e fármacos.
Os membros da FDA têm dúvidas a respeito da segurança de utilizar salmão transgénico como produto na alimentação humana.
A entidade reguladora mostrou a sua preocupação relativa ao peixe de crescimento acelerado, criado pela empresa Aqua Bounty Technologies Inc, já que não existem dados suficientes para resolver dúvidas sobre os riscos potenciais do seu consumo.

Porém, parece haver não haver qualquer consenso dentro da organização. Enquanto uns mostram abertamente ter dúvidas, outros sustêm que não existem diferenças entre o salmão alterado geneticamente e o natural.

Salmão cresce duas vezes mais rápido

A empresa que criou o peixe modificado está a tentar ter a aprovação dos Estados Unidos para começar a comercialização do seu salmão, que contém um gene de outras espécies para crescer duas vezes mais rápido do que o normal.

Caso a FDA aprove a comercialização, o salmão da Aqua Bounty seria o primeiro animal geneticamente modificado para o consumo humano nos Estados Unidos.

Tanto alguns membros da FDA como da Aqua Bounty afirmaram que o peixe de crescimento rápido parece ter as mesmas características que o do Atlântico, garantindo que não existem ameaças para o meio ambiente nem para o consumo humano.

Outros especialistas lançam as suas dúvidas, como é o caso de James McKean, veterinário e professor da Universidade do Iowa: “Há questões para as quais não existem resposta com os dados apresentados”.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45185&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário