Nova DESordem Mundial


Uma situação inusitada na América do Sul
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Neste domingo, 18 de julho, aconteceu uma situação inusitada na América do Sul. 
Uma das maiores temperaturas às 9 horas da manhã, pelo horário de Brasília, era a de Ushuaia, no extremo sul da Argentina! 
Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta e estava com 16ºC Às 9 horas da manhã do domingo. Bariloche com -3ºC, Mendoza e Salta com -2ºC, Buenos Aires com 7ºC e muita chuva, Porto Alegre com 14ºC, chuvosa. Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, estava com 8ºC e a quase sempre tórrida Cuiabá, capital de Mato Grosso, estava com gélidos 10ºC.
Ushuai, lá, no sul do sul da Argentina, estava tão quentinha quanto a cidade de São Paulo que tinha 17ºC, ás 9 horas da manhã de ontem. Mas em Rio Branco, lá no Acre, no norte do Brasil, aquele lugar quente, fazia 13ºC!!
Como pode ser? Como isto pode acontecer? Por condições especiais, e que não devem ser explicadas por coisas como El Niño, La Niña, e muito menos aquecimento ou resfriamento global. Foi apenas uma curiosa e interessante situação meteorológica gerada pela circulação dos ventos e uma distribuição muito particular de pressão sobre a América do Sul.
Um bloqueio fortíssimo, outra frente fria se formando e com muita chuva sobre Buenos Aires, em todo o Uruguai, no Paraguai e no Rio Grande do Sul, o ar polar e muito seco no centro-oeste da Argentina e uma frente fria enorme passando na Terra do Fogo deu nisso. A pressão ontem em Ushuaia chegou a 991 hPa.


 

Frio polar em Roraima/Novos recordes de frio no Norte do Brasil segunda-feira, 19 de julho de 2010 A forte massa polar que há mais de uma semana congela o Sul do Brasil, A Argentina, o Paraguai, Chile e Bolívia entrou com força também em parte do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. A circulação dos ventos sobre o Brasil tem estado de tal forma que bloqueou a passagem do frio intenso para o Sudeste e também áreas como Goiás e o Distrito Federal. Por isso, quem mora nestas áreas não sentiu o frio congelante que vem sendo notícia há vários dias. São situações especiais e ocasionais como esta que fazem Cuiabá, Campo Grande e até mesmo Rio Branco, a capital do Acre, terem dias seguidos de temperaturas mais baixas do que, por exemplo, a cidade de São Paulo. Não foi a primeira vez que e nem será a última, mas aconteceu. E nesta segunda-feira, o frio aumentou um pouco mais no Norte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima em Rio Branco, capital do Acre, foi de 9,9ºC. A mínima em São Paulo foi de 15,7ºC.

 

 

Mais chuva no Rio Grande do Sul
quarta-feira, 21 de julho de 2010
A situação é de atenção porque há risco de chuva e ventos fortes no Estado no decorrer desta quarta-feira. Além da chuva, a população vai enfrentar mais alguns dias de muito frio. Novas áreas de instabilidade voltaram a crescer sobre o Rio Grande do Sul e provocam mais chuva no Estado. Por volta das 8 horas, já estava chovendo de forma constante por quase todas as áreas gaúchas. Chovia com fraca a moderada intensidade, mas a tendência é de intensificação no decorrer do dia. Há risco de chuva e ventos fortes até a noite. Em 20 dias, quase todas as regiões do Rio Grande do Sul já acumularam mais chuva do que e o normal para o mês de julho. Só entro sábado e a segunda-feira choveu pelo menos 100 milímetros em muitas áreas do Estado. Na capital, Porto Alegre, a média de chuva para julho é de aproximadamente 122 milímetros e já choveu 121 milímetros, do dia primeiro até 9 horas de 20 de julho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Onda de calor deixa Rússia em estado de alerta terça-feira, 20 de julho de 2010 A onda de calor na Europa atinge a Rússia e é uma das possíveis causas da morte de mais de 500 pessoas no país.  Os termômetros marcaram 40°C durante muitos dias e desde junho os russos enfrentam uma seca intensa. O forte calor faz com que muitas pessoas se dirijam a rios, lagos e mares para tentar se refrescar. Com isso, aumenta o número de afogamentos. De acordo com o Ministério de Situações de Emergência, em um dia foram registrados 85 casos, sendo 71 vítimas fatais. Na última semana cerca de 300 pessoas morreram afogadas. Além das mortes, as temperaturas altas preocupam os agricultores . De acordo com a associação de trabalhadores agrícolas, o calor já destruiu uma área de plantação do tamanho de Portugal.
http://www.climatempo.com.br/destaques/2010/07/

 

 

 

A calmaria antes da tempestade

13/7/2010
Está chegando agora o pesadelo para o Euro?
Meu último Comentário do Mercado se ocupou primeiramente com a bancarrota do Euro. Tanto este como o total desmoronamento do sistema foi prolongado mais uma vez. A pergunta é: por quanto tempo ainda? Por que não “a crise” novamente neste verão? Iria se encaixar bem na história da crise. Uma coisa está clara, o Euro não se manterá por muito mais tempo, após ele quase desaparecer a 7 de maio. Nesta ocasião, somente a crise da Grécia estava ativa e, subitamente, todos os títulos do tesouro dos países europeus, exceto da Alemanha, voaram no mercado. O motivo é que provavelmente a Alemanha deixaria a moeda comum na semana seguinte, sobre o qual havia diversas notícias de insiders antes e depois. Ou seja, foi feito um pacote de salvamento sob medida para os mercados de bonds (títulos), através do qual a Alemanha tornou-se fiadora praticamente por todas as dívidas européias. O caso da Grécia, Portugal etc, foi peixe pequeno. Agora aparece um “peixe grande” – a Espanha. E depois vêm “peixes ainda maiores” na mira do mercado: Itália e França. A Itália tem o mesmo problema da Grécia, com enorme dívida pública, mas tem ainda indústrias. A França tem um enorme orçamento deficitário. Ambos os países são grandes importadores. Em algum momento, este desequilíbrio terá que se ajustar, pois os “pacotes de salvamento” através da Alemanha para a Itália ou a França, provavelmente nem ao menos para a Espanha, não terão a credibilidade por parte dos mercados de títulos. Excetuando a população alemã, o aumento de impostos em 50%, ou mais (em todos os impostos) não será tolerado.
Quando a ilusão dos mercados não funcionar mais
Então voarão pelos mercados todos os títulos do tesouro em Euro, e desta vez inclusive os alemães. Os bancos fecharão instantaneamente – a 14 de maio nós estivemos a poucas horas do fechamento de todos os bancos na Zona do Euro. Nos governos, contava-se com a quebra do Euro dentro de 6 horas. Então cada um dos países do Euro teria que ter uma nova moeda, pois o Euro não seria mais aceito. Também o Dólar, a Libra e o Yen “virariam fumaça”; apenas o Franco suíço se manteria provavelmente por um período mais longo. E ouro: o bote salva-vidas deste período: em um curto momento ele “atingirá as nuvens”. E não estará mais disponível, provavelmente por dinheiro algum. Com a quebra do papel-moeda, quebra também o poder do Estado baseado neste dinheiro. Caos será a conseqüência. Quando isso acontecer, vai ser bem rápido. Depois dos imóveis e dos bancos, agora é a vez dos países. Bill Buckler chama de “the stage deflation”. O terceiro e último degrau da crise, que termina com a quebra dos Estados. A tempestade. Walter Eichelburg, engenheiro.
O autor do artigo não é um consultor financeiro, mas sim um investidor em Viena - NR.
Este artigo apareceu na revista ef-online, de 10 de julho de 2010.
http://www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=749
Medvedev tenta endurecer leis e reforça luta contra terror

17 de julho de 2010 14h46 

Ao pedir o aumento das penas para terroristas e ampliar as competências da antiga KGB (serviço secreto), o presidente russo, Dmitri Medvedev, apostou pelo pulso firme na luta contra o terror islâmico e os inimigos do Estado. Em meio a uma campanha antiterrorista, o chefe do Kremlin propôs neste sábado ao Congresso que endureça as penas de prisão dadas a terroristas, cúmplices e partidários. Ele enviou aos deputados da Duma um projeto de lei que inclui modificações em três artigos do código penal. A proposta de Medvedev é destinada a endurecer essas penas, embora ainda não se saiba em que medida, e se insere na campanha antiterrorista lançada pelo Kremlin desde março. A nova medida antiterrorista se soma à polêmica proposta de Medvedev de aumentar as capacidades do FSB, que foi muito mal recebida pelos ativistas de direitos humanos e grande parte da oposição. A Duma aprovou na sexta-feira o projeto que confere ao FSB a possibilidade de atuar contra cidadãos mesmo sem provas de que tenham participado de um crime, como ocorria nos tempos da União Soviética. Além disso, incorpora punições administrativas por descumprimento de ordens legítimas dos membros do FSB e para quem atrapalhe de alguma forma o trabalho de seus agentes, como multas em dinheiro e até 15 dias de detenção.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4571592-EI8142,00-Medvedev+tenta+endurecer+leis+e+reforca+luta+contra+terror.html
 Nasa capta degelo surpreendente em geleira da Groenlândia
A agência espacial americana (Nasa), monitorou através de imagens de satélite, o desprendimento de um bloco de gelo de 7 km² pertencente à geleira Jakobshavn Isbrae na costa oeste da Groenlândia. O processo de rompimento ocorreu entre os dias 6 e 7 deste mês. O pedaço de gelo perdido equivale a um oitavo do tamanho da ilha de Manhattan (NY).
Os cientistas ficaram surpresos com a rapidez do episódio. Um degelo detectado assim em poucas horas foi considerado um fenômeno novo para os estudiosos. "Embora tenham ocorrido outros eventos da mesma magnitude no passado, esse caso é incomum porque vem logo após um inverno mais quente em que não há gelo formado em torno da baía", declarou Thomas Wagner, cientista da agência americana.
Uma equipe de pesquisadores tem monitorado a Groenlândia e suas geleiras resultantes utilizando imagens de satélites e as observações só reforçam a teoria de que o aquecimento dos oceanos tem sido responsável pelo derretimento do gelo observado em toda região e na Antártida.
Os satélites Landsat, Terra e Aqua ajudam a dar uma noção ampla da transformação do gelo em ambos os pólos. Na recente observação, os pesquisadores receberam imagens da DigitalGlobe e do WorldView 2 mostrando as fendas e as rachaduras se formando.
Além do sensoriamento remoto, a Nasa vai financiar a implantação de GPS, câmeras e equipamentos científicos no topo do gelo para acompanhar a evolução da transformação da região. 
O glaciar Jakobshavn Isbrae diminuiu mais de 45 quilômetros nos últimos 160 anos, sendo 10 quilômetros só na última década. Para os cientistas, 10% de todos os icebergs que se desprendem na Groenlândia procedem da geleira de Jakobshavn. Assim sendo, ela é considerada a maior contribuinte para o aumento do nível do mar no hemisfério norte do planeta.
Fotos: No topo, a imagem de satélite mostra à esquerda o início da ruptura do bloco de gelo no glaciar Jakobshavn Isbrae, na Groenlândia, no dia 6 de julho de 2010. O desprendimento total do bloco de gelo captado pela Nasa um dia depois aparece à direita. Abaixo, o rápido recuo da geleira Jakobshavn nos últimos anos. Crédito: Nasa.
Direitos Reservados Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link: Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?posic=dat_20100713-102323.inc
 
Deepwater: o pior ainda está para vir
 
Há mais de dois meses que o petróleo continua a vazar a 1600 metros de profundidade no Golfo do México.
Muita coisa permanece desconhecida, mas temos algumas certezas.
Parece que o pior ainda está para vir.
A Ação BP perdeu 50% de seu valor, e a empresa não está imune à falência, o que terá, provavelmente, consequências na economia britânica.
Além disso, uma tempestade tropical aproxima-se. link
Isso pode complicar ainda mais o trabalho dos engenheiros que tentam parar o vazamento.
Sabemos também que a causa da catástrofe vem do desejo de querer cavar muito profundamente, mais de 9.000 metros a uma profundidade de 1.600 metros da superfície do oceano.
BP sabia o perigo de tal perfuração numa zona sísmica instável, com a presença de enormes bolsões de gás metano.
Geólogos avisaram Transocean do risco assumido, mais do um ano antes da perfuração.
Eles tinham explicado claramente que os bolsões de gás presentes nesse local, estavam sob tremenda pressão (100.000 psi), enquanto que as válvulas e as medidas de segurança não poderiam conter uma pressão acima de 1000 psi.
Hoje, esses geólogos encontraram novas rachaduras no fundo do mar, perto do poço.
A BP é acusada de ter despertado um vulcão de petróleo de grande profundidade, que não poderá ser parado em Agosto, tal como anunciado, e é provável que brotará ainda durante muitos anos. link
Para o perito Matthew Simmons, o vazamento pode durar até 24 anos. link
Alguns mais optimistas prevêem o fim do vazamento em Dezembro.
Até o momento, 3,6 milhões de barris de petróleo foram derramados no Golfo do México. link
Os peritos referem que, em vez de enfraquecer, a pressão aumentou.
Eles acreditam que o risco é muito maior agora,
Eles descobriram uma enorme bolha de gás, tão importante que poderia causar uma explosão de gás submarina tão importante como a do vulcão Santa Helena.
A libertação desses gases iria enviar uma nuvem tóxica sobre as áreas povoadas da Louisiana e provocaria um tsunami que ameaçaria a Flórida, deslocando-se a 600 milhas por hora. (Mais de 1000 km / h)
É claro que a promessa de BP de dar 20 bilhões de dólares para reparar os danos, e 100 milhões de dólares para compensar os trabalhadores despedidos, pelo menos, seis meses após o desastre, pode ser insuficiente. link
Foram pequenos robôs enviados para o fundo do mar que foram tirar fotos das fissuras que estão sendo criadas em torno do local da perfuração.
O desastre poderia matar milhões de pessoas, apesar do plano de evacuação que terá sido tomado, a velocidade com que essa nova catástrofe se produziria, não permitiria salvar a vida das pessoas ameaçadas. (Link)
Neste link, alguns artigos publicados recentemente nos E.U.A, evocam as preocupações dos americanos.
Num artigo publicado dia 23 de Junho no “Washington Post”, Joel Achenbach está agora a considerar o pior.
Para ele, obviamente, essa perfuração acidental, que provocou o desastre, perturbou a geologia do subsolo.
A taxa de saída de petróleo continua a subir, aumentando a cada dia um pouco mais o perigo, e a evacuação de 20 milhões de pessoas parece muito complexa.
Enquanto no início, a BP disse que o vazamento era de 1.000 barris por dia, eles corrigiram o número para 5.000 barris, mas hoje, de acordo com Edward J. Markey, um dos peritos na matéria, o vazamento seria de cerca de 100 mil barris por dia. (Ou 4,2 milhões de litros).
Um senador, Charles E. Grassley, apresentou recentemente um documento sem data, considerando a quantidade de petróleo vazando no fundo do oceano para 162 mil barris por dia.
A estimativa do governo, com base em fotos de satélite e de vídeo subaquático, limita-se a, entre 35 mil e 60 mil barris por dia, no que diz respeito ao petróleo estagnado na superfície. link
Neste link, pode ser visto por fotos de satélite, a extensão do derrame de petróleo. 
http://paulrademacher.com/oilspill/#
Veja também este vídeo:
O pior pode estar por vir, porque, como diz meu velho amigo Africano:
“Quando os elefantes lutam é sempre a erva que é esmagada.”
Fonte: Agoravox

Governo Australiano Obrigará Instalação de Programas aos Usuários de Internet 

 Sem Firewall, sem acesso à web, a mais recente desculpa para controlar a rede

 

 

Paul Joseph Watson Prison Planet.com Terça-feira 22 de junho de 2010
O governo australiano decidiu intensificar sua guerra contra a liberdade na Internet, forçando seus usuários a instalar um programa antivírus aprovado pelo governo. Se não o fizerem, serão proibidos de ter uma conexão à Internet, ou caso seus computadores sejam infectados depois, a conexão do usuário será encerrada.
“Os australianos seriam forçados a instalar programas antivírus e firewall em seus computadores antes de serem autorizados a se conectarem à Internet, de acordo com um novo plano para combater o cybercrime. E se o computador tiver sido afetado, provedores de acesso à internet como a Telstra e a Optus poderiam cortar sua conexão até que o problema seja resolvido “, relata o News.com.au.
Um relatório de 260 páginas lançado pela Comissão Permanente de Comunicações da Câmara dos Deputados traça um plano para obrigar os usuários da Internet instalarem programas aprovados pelo governo antes que sua conexão à Internet seja ativada.
Claro, a ampla maioria dos usuários de Internet já utiliza programa antivírus, mas criando o precedente de ter que obedecer as ordens do governo apenas para ficar on-line, isso abre a porta para depois necessitar da permissão do governo para usar toda a Internet, bem como para um sistema de verificação de ID ao estilo chinês, o qual irá impedir os “desagradáveis” de usar a rede.
Além de tornar mais fácil para o governo usar a lei para depois exigir que um filtro obrigatório de Internet seja igualmente instalado como parte do pacote de programas para bloquear sites considerados “ofensivos” para as autoridades.
Os esforços para impor restrições na Internet estão se desdobrando rapidamente na Austrália, onde o governo está implementando um filtro de Internet extenso e obrigatório inspirado no do governo comunista chinês.
O ministro das comunicações australiano Stephen Conroy disse que o governo seria o árbitro final nos sites que seriam incluídos na lista negra sob ” classificação não aceita “.
A justificativa oficial para o filtro é bloquear pornografia infantil, no entanto, como o grupo de fiscalização Eletronic Frontiers Australia assinalou, a lei também permitirá ao governo bloquear qualquer site que desejar, enquanto os pornográficos podem facilmente contornarem os filtros.
No início deste ano, o site Wikileaks vazou a informação sobre uma lista secreta de sites programados para serem bloqueados pelo filtro de controle do governo da Austrália.
A lista revelou que a lista negra dos sites incluem ” sites de poker online, links do YouTube, sites pornográficos gays e heteros usuais, verbetes da Wikipedia, sites sobre eutanásia, sites de religiões estranhas como sites satânicos, sites de fetiche, sites cristãos, o site de um operador turístico e até mesmo um dentista de Queensland. ”
O filtro vai até mesmo bloquear jogos online considerados inadequados para qualquer pessoa com idade superior a quinze anos, de acordo com o governo australiano.
O senador Joe Lieberman no domingo clamou para que os Estados Unidos adotassem um sistema de controle da Internet ao estilo chinês. De acordo com o decreto de 197 páginas de Lieberman, Proteger o Cyberespaço como Patrimônio Nacional ( PDF ), seria dado ao presidente Obama ” interruptor mortal ” para desligar partes da Internet.
O clima de medo constante acerca de ataques cibernéticos é o pretexto para uma investida global pelas autoridades em cima da liberdade na Internet. A web está sendo tomada por meios de comunicação independentes que agora estão começando a engolir os órgãos de notícias oficiais. Isto permitiu que os ativistas e os politicamente oprimidos expusessem as atrocidades dos governos e cobrissem em ritmo acelerado qualquer coisa que o sistema tem por objetivo esconder.

 

Financial Times: Medvedev vê a chance de uma nova ordem mundial co-liderada pela Rússia O presidente russo Dmitry Medvedev afirmou que Moscou estaria se oferecendo para ajudar a liderar os esforços para construir uma nova ordem econômica mundial depois que o sistema antigo desmoronou diante da crise financeira global. Abrindo o fórum anual econômico da Rússia em São Petersburgo, onde se reuniram centenas de diretores executivos globais , Medvedev disse que o renovado interesse na Rússia neste ano era um sinal de um mundo em mudança, em que as instituições de uma ordem mundial dominada pelo ocidente está seus dias contados em meio a milhares de inadimplências de empresas e a ameaça de inadimplência de países inteiros. "O que parecia intocável entrou em colapso. As bolhas que criavam a ilusão de que as economias prosperavam explodiram", disse Medvedev. "Para a Rússia esta situação é um desafio e uma oportunidade. Estamos vivendo um momento único. E devemos utilizá-lo para construir uma Rússia moderna, próspera e forte... que será uma co-fundadora da nova ordem econômica mundial e uma participante de pleno direito na liderança política coletiva do mundo pós-crise." http://www.anovaordemmundial.com/2010/06/financial-times-medvedev-ve-chance-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+UmaNovaOrdemMundial+%28Uma+Nova+Ordem+Mundial%29