segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Brasil: Definidos quais os primeiros Estados que vão receber RG com chip

Brasil: Definidos quais os primeiros Estados que vão receber RG com chip

16.09.2010

– O Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça, aprovou nesta quinta-feira a certificação digital do cartão que substituirá as cédulas do RG e divulgou os Estados participantes do projeto-piloto do novo sistema.

São eles: Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.

O cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, terá um número único de registro de identidade civil. Futuramente, segundo o comitê, o sistema poderá agregar a função de outros documentos, como, por exemplo, o título de eleitor, CPF e PIS-Pasep.

No documento, vão constar nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, o órgão emissor, local e data de expedição e de validade. Constará também um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que agiliza o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no cartão.

Em reunião anterior, o comitê já havia definido o modelo do cartão que substituirá as cédulas a partir de dezembro deste ano. A previsão é emitir dois milhões de cartões no lançamento do sistema. A substituição da carteira de identidade será feita ao longo de nove anos.

http://fimdostempos.net/rg-chip.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+fimdostempos+%28FimdosTempos.net%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário