terça-feira, 21 de setembro de 2010

EUA anunciam que poço no Golfo do México foi definitivamente selado

Autoridades dos Estados Unidos anunciaram neste domingo que o poço danificado pela explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México, no último dia 20 de abril, foi finalmente selado.

A explosão da plataforma Deepwater Horizon, operada pela empresa britânica BP, deixou 11 trabalhadores mortos e fez com que milhões de barris de petróleo vazassem no Golfo do México, no pior desastre ambiental da história dos EUA.

Segundo as autoridades americanas, um teste de pressão apontou que uma “tampa” de cimento colocada pela BP para selar permanentemente o poço danificado está funcionando.

Por meio de um comunicado, o almirante da Guarda Costeira Thad Allen, principal autoridade do governo nos trabalhos de resposta ao vazamento, afirmou que o poço “não representa mais uma ameaça”.

“Medidas adicionais de regulação ainda serão tomadas, mas agora nós podemos afirmar de maneira definitiva que o poço de Macondo não representa mais uma ameaça contínua ao Golfo do México”, disse Allen.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100919_bp_golfo_cq.shtml

[Pode não representar mais uma "ameaça contínua", mas por muito tempo o prejuízo permanecerá; haja vistos as consequências ambientais do derrame,que desde abril deixou vazar quase um milhão de litros de óleo por dia...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário