segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Relatório de setembro 2010 do GEAP: Crise Econômica

Resumo:

"Como antecipado pelo LEAP/E2020 em Fevereiro passado no GEAB n º 42, o segundo semestre de 2010 é caracterizado por uma acentuada deterioração da crise marcada pelo o fim da ilusão da recuperação mantida pelos líderes ocidentais (1) e os triliões de milhares engolidos pelos bancos e planos de “simulação” económicos sem eficácia duradoura.

Os próximos meses revelarão uma simples, mas dolorosa realidade: a economia ocidental, particularmente a dos Estados Unidos (2), nunca esteve realmente fora da recessão (3). Os altos e baixos das estatísticas registadas desde o Verão de 2009 foram as consequências passageiras de uma injecção maciça de liquidez num sistema que se tornou essencialmente insolvente à imagem do consumidor americano (4).

No cerne da crise sistémica global desde sua criação, os Estados Unidos, portanto, mostrar-nos-ão nos próximos meses, que eles estão novamente impulsionando a economia e finanças globais para o “centro das trevas” (5), pois eles não conseguem sair desta “Muito Grande Depressão americana” (6).

Assim, com as turbulências políticas das eleições americanas do próximo mês de Novembro, com uma taxa de crescimento novamente negativa, o mundo terá de enfrentar a ” Grande avaria” do sistema financeiro e económico mundial fundado há mais de 60 anos sobre a absoluta necessidade para a economia americana de nunca se encontrar em situação de recessão duradoura.

Ora, o primeiro semestre de 2011 vai exigir à economia americana uma dose de austeridade sem precedentes mergulhando o planeta num novo caos financeiro, monetário, económico e social (7)."

Comunicado público GEAB nº47 (15 de Setembro de 2010)

Fonte: LEAP2020



http://www.leap2020.eu/GEAB-N-47-est-disponible--Crise-systemique-globale-Printemps-2011-Welcome-to-the-United-States-of-Austerity-Vers-la_a5153.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário