sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Menos liberdade no mundo em 2010

O mundo está se tornando menos livre. Esta não é uma boa conclusão para se chegar no Dia Internacional da Democracia. A data foi estabelecida para promover e proteger a democracia, e tem se tornado cada vez mais relevante agora que, depois de anos de expansão democrática, há uma contração.


O retrocesso é particularmente evidente na Ásia Central, América Latina e Oriente Médio. Vários países passaram por revezes com relação à liberdade de imprensa e participação política, para não mencionar eleições livres e justas.

A organização internacional Freedom House publica anualmente um relatório sobre o estado da democracia ao redor do mundo e este ano, pelo quarto ano consecutivo, o número de países considerados democráticos caiu (de 119, no ano passado, para 116). Até quatro anos atrás, o número de democracias crescia sistematicamente.

Retrocesso
Christopher Walker, diretor de pesquisas da Freedom House em Nova York, explica:

“Mensurar a democracia envolve muitas variáveis. Em alguns países, reformas prometidas não foram cumpridas. E em muitos regimes autoritários, a tendência tem sido em direção à repressão de dissidentes e ativistas pró-democracia. O caso mais notável foi o Irã, mas também aconteceu no Paquistão, México, Filipinas e outros países.”

http://www.rnw.nl/portugues/article/menos-liberdade-no-mundo-em-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário