sábado, 25 de setembro de 2010

CIRO, O GRANDE.

Em 538 a.C., em Shushan, o palácio real da Pérsia, Ciro declarou:
Cquote1.svg Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém Cquote2.svg
(Esdras 1:2-3, versão Almeida - Revista e Atualizada)
Por setenta anos, Jerusalém esteve destruída e somente depois da declaração de Ciro, os Judeus exilados se reuniram e se prepararam para uma expedição esgotadora desde a Pérsia e Babilônia atravessando o deserto, até chegarem à terra de Israel e Jerusalém. Esta declaração consta no cilindro de Ciro."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cil%C3%ADndro_de_Ciro





NABU, SEMI-DEUS, FILHO DE MARDUK


"O relato critica a ação do Rei Nabonido (que reinou entre 554 a 539 a.C.), acusando de lesar os interesses tradicionais de Babilônia, fato esse que justificou a conquista da cidade por Ciro II.

Foi o seu apego ao deus Nebo, em vez do deus Marduque ou Marduk, que gerou um forte descontentamento entre os sacerdotes babilônicos.

O Cilindro de Ciro contém a versão dos acontecimentos segundo perspectiva dos sacerdotes de Marduque."


Em 539 a.C., esse exército tomou a babilônia, e os povos que se encontravam sob o domínio neobabilônico ficaram sob a hegemonia da Pérsia. Foi aí que se deu o fim do lendário cativeiro babilônico dos judeus, pois Ciro permitiu que voltassem a Jerusalém e ajudou-os na reconstrução do templo, em 538 a.C..

Nenhum comentário:

Postar um comentário