segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O buraco na camada de ozônio aumenta novamente

Depois da proibição do uso de CFCs (substâncias conhecidas como clorofluorcarbonos, que antigamente estavam presentes em eletrodomésticos e aerossóis), o buraco na camada de ozônio atingiu seu tamanho máximo.

Dia 16 de setembro é considerado o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. Apesar da data marcar o dia da proibição do uso do CFC, que aconteceu no ano de 1987, os efeitos da substância ainda são sentidos na atmosfera hoje.

Os CFCs, ou o Freon, eram considerados milagrosos quando foram criados. Eles não poluíam visivelmente, não eram inflamáveis, tinham toxidade baixa e baixa reatividade. Mas cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que eles estavam destruindo, silenciosamente, o planeta.

Sherwood Roland e Mario Molina descobriram que, quando chega a camada mais alta da atmosfera, o CFC é decomposto pela luz do Sol e esse processo destrói o ozônio, nos deixando desprotegidos contra os raios ultravioletas do Sol. [Gizmodo]


http://gizmodo.com/5639729/that-deathly-ozone-hole-gets-damn-huge-again?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodo%2Ffull+%28Gizmodo%29&utm_content=Google+Reader

Nenhum comentário:

Postar um comentário