quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Brasil acompanha crise no Equador "com preocupação"


A crise política no Equador está sendo acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que considera a possibilidade de acionar a Unasul, o Mercosul e a Organização dos Estados Americanos (OEA) se necessário, disse nesta quinta-feira o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia. "Vai haver, se for necessário, mobilização da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), do Mercosul e da OEA, que já estão atentos ao assunto", disse Garcia.

De acordo com o presidente peruano, Alan García, os chanceleres sul-americanos viajarão ao Equador para mediar a crise. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou em nota que o "ministro Celso Amorim tomou conhecimento, com preocupação, das manifestações no Equador".
Em contato telefônico com o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, Amorim expressou total apoio e solidariedade do Brasil ao presidente equatoriano, Rafael Correa, e às instituições democráticas equatorianas, disse o Itamaraty.

A crise teve início após o presidente equatoriano ter afirmado que considera dissolver o Parlamento por conta de um impasse político com aliados. Além disso, policiais realizam protestos em todo o país, deixando o Equador sem segurança, e as Forças Armadas tomaram o principal aeroporto equatoriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário