quinta-feira, 23 de setembro de 2010

OS FESTIVAIS DO FOGO NA ANTIGUIDADE

BELTANE

"Os picos das
quatro estações ocorrem nos quartos cruzados. embora a primavera se inicie no equinócio, manifesta-se plenamente nas flores e na vibração na Fogueira, o quarto cruzado de maio [Data para Hemisfério Norte; para Hemisfério Sul seria em novembro].

Os quartos cruzados costumavam ser chamados de Sabás das Bruxas, ocasiões em que as intenções internas dos trabalhadores da consciência, tal como as bruxas (a palavra inglesa para bruxa, witch, tem a mesma origem da palavra wisdom, sabedoria) tornam-se realidade, ocasiões em que as pessoas precisavam deixar as coisas acontecer ou facilitar a manifestação do que é inevitável.
A época de se reparar nossas in­
tenções são os solstícios, e a época de ajustá-las e reafirmá-las são os equinócios.

Esse impulso assertivo adquire força ao longo das semanas seguintes, mas é só no quarto cruzado da primavera (Mayday ou Beltane ) que as coisas realmente acontecem:
as flores desabrocham, os pás­
saros cantam e a natureza mostra vida e exuberante fertilidade.

Na antiguidade, esse era um outro festi­
val do fogo, quando o povo celebrava o pleno renasci­mento da força vital: a energia aumenta, e as pessoas se sentem impelidas a brincar e a se divertir.

Esse festival também sugeria a distinção entre homens e mulheres, a separação que, unida, permite a perpe­tuação da espécie e dá um grande prazer: o céu se aquece e a terra floresce. "

Palden Jenkins / Vivendo no Tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário