quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Rússia quer provar até 2013 que 1 milhão de km² do Ártico lhe pertence

Um representante do governo da Rússia disse nesta quarta-feira que o país pretende comprovar, até 2013, que uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados no Ártico faz parte de seu território, em meio a uma corrida com outros países pelo controle dos recursos minerais na região.

A declaração do conselheiro do presidente Dmitry Medvedev para as mudanças climáticas, Alexander Bedritsky, foi feita durante uma reunião internacional em Moscou para discutir a divisão do território do Ártico e a cooperação entre Rússia, Noruega, Canadá, Dinamarca e Estados Unidos.

Estima-se que a região do Polo Norte guarde cerca de 25% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, e esses países, que têm territórios próximos ao Ártico, ainda não alcançaram um consenso sobre como dividir a área.

Bedritsky disse que seu país pretende apresentar à ONU dados adicionais entre 2012 e 2013 para comprovar que o país tem direito ao território que reivindica.

"Defenderemos nossos interesses no Ártico com todos os instrumentos fornecidos pelos acordos internacionais, e não acredito que veremos um confronto, apesar de alguns países afirmarem que existe a necessidade de reafirmar os seus potenciais", disse Bedritsky.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100922_russia_artico_cc.shtml

Quem é o dono do Ártico?

O território gelado guarda nada menos do que 400 bilhões de barris de petróleo. E todo mundo quer beliscar um pedaço desse tesouro

Pedro Dória
Revista Superinteressante - 15/12/2007


Rússia reivindica solo do Pólo Norte

Expedição científica Ártico-2007 chegou nesta quarta-feira ao Pólo Norte.
Russos querem provar que cordilheira submarina é continuação de seu território.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL81256-5603,00-RUSSIA+REIVINDICA+SOLO+DO+POLO+NORTE.html


"Um ponto polêmico é uma montanha submersa conhecida como Cordilheira de Lomonosov. Em 2001, Moscou reivindicou o território, disputado com o Canadá, às Nações Unidas. O pedido foi rejeitado por falta de evidências de que o pico faz parte da plataforma continental onde fica a Rússia." [A cordilheira Lomonosov na imagem]

Nenhum comentário:

Postar um comentário