terça-feira, 7 de setembro de 2010

Coreia do Norte libera pescadores e pede ajuda

A Coreia do Norte liberou hoje a tripulação de um barco pesqueiro sul-coreano capturado há um mês, oferecendo um sinal de que ambas as nações podem estar buscando o diálogo para melhorar suas relações, que voltaram a ficar tensas após o afundamento do navio militar sul-coreano Cheonan, em março.
Em outro indício de que os laços podem estar se fortalecendo, a Coreia do Norte pediu ajuda ao governo de Seul por causa dos problemas que enfrenta após as inundações que afetaram a região noroeste do país.

No dia 8 de agosto, a Coreia do Norte se apoderou da embarcação sul-coreana e capturou os sete tripulantes - quatro sul-coreanos e três chineses - quando o barco navegava pelo mar do Japão, ao leste da Península Coreana. As autoridades alegaram que a embarcação praticava pesca ilegal em sua zona econômica exclusiva. Ontem, porém, anunciou que libertaria a tripulação como um gesto humanitário.

As autoridades norte-coreanas entregaram a tripulação e o barco a funcionários sul-coreanos na fronteira marítima, disse um funcionário da Guarda Costeira que pediu para não ser identificado.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,coreia-do-norte-libera-pescadores-e-pede-ajuda,606354,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário