Segundo a agência sul-coreana Yonhap, Seul confirmou a oferta através de um comunicado em nome da Cruz Vermelha sul-coreana, depois de, na semana passada, o governo sul-coreano ter se mostrado disposto a ajudar a seu vizinho do norte.
A ajuda será composta por alimentos de primeira necessidade, remédios e outros materiais para atender aos milhares de afetados pelas inundações que alagaram a região norte do país vizinho.
Se a Coreia do Norte aceitar a proposta sul-coreana, será um sinal de melhora nas relações entre as duas Coreias, que vivem em forte tensão desde que 46 marinheiros sul-coreanos faleceram pelo afundamento do navio de guerra sul-coreano "Cheonan", em março, em incidente que Seul atribui a um ataque de Pyongyang.
Segundo explicou o Ministério da Unificação sul-coreano, a assistência, com caráter urgente, será entregue através da fronteira com a China, próxima à zona afetada, assim como pela via de acesso entre as duas Coreias à cidade norte-coreana de Kaesong.
A Coreia do Norte foi castigada em agosto por graves inundações, que obrigaram a evacuar mais de cinco mil pessoas na cidade de Sinuiju, fronteiriça com a China, segundo a agência estatal norte-coreana KCNA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário