sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Indianos são usados como cobaias por farmacêuticas

DA EFE

Na Índia, o número de reclamações de pacientes que são utilizados como cobaias de grandes farmacêuticas para testar remédios, sem o seu conhecimento, aumenta a cada dia.

"Tenho dores no abdômen. Eles me fizeram todos os tipos de teste e me deram muitos tipos de remédios, mas eu não tive nenhuma melhora. Sou um sapo, rato ou gato para que eles testem medicamento em mim?", pergunta Vinod, um paciente indiano do Hospital Maharaja Yeshwantrao, em Indore.

A polícia do país está investigando o caso, enquanto os hospitais se defendem ao dizer que todos os testes são feitos dentro das regras impostas pelo governo local. A Índia se tornou um dos principais países onde as farmacêuticas internacionais testam novas drogas.

O governo indiano estima que cerca de 1.300 testes médicos se realizem atualmente na Índia, com ou sem o consentimento dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário