sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Brasil se prepara para lançar foguetes

SÃO PAULO - Hoje pela manhã(09 de setembro de 2010), foi colocada a pedra fundamental da construção do centro de lançamento de foguetes da Alcântara Cyclone Space (ACS).

A binacional brasileiro-ucraniana instalará sua plataforma na base de Alcântara, no Maranhão.

As obras devem começar ainda este ano e, depois de conseguir a licença ambiental do IBAMA, a empresa trabalha agora na remoção vegetal nos 500 hectares do terreno que abrigará o complexo espacial.

A expectativa da binacional é lançar o primeiro foguete em fevereiro de 2012. A ACS é responsável pela comercialização e operação de serviços de lançamento utilizando o veículo lançador Cyclone-4 . A parceria entre o Brasil e a Ucrânia foi oficializada em 31 de agosto de 2006. O investimento inicial de cada país era de US$ 4,5 milhões e, em junho de 2008, decidiu-se fixar o capital da empresa em US$ 375 milhões.

O futuro sítio de lançamentos foi inspecionado hoje pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, por representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) e por diretores da ACS (Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk) e do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/brasil-se-prepara-para-lancar-foguetes-09092010-38.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário