sábado, 14 de agosto de 2010

No sul do país ventos de 90 a 175 KM/H

(Com informações do portal Terra)13/08/2010

Santa Catarina - Os ventos chegaram a atingir a velocidade de 175 km/h na região serrana de Santa Catarina hoje (13), de acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais) do estado. As rajadas mais fortes em Urubici foram registradas no morro da Igreja, um dos pontos mais altos do Estado. Conforme os meteorologistas, sua magnitude é equivalente a de uma tempestade tropical de categoria 2, com ventos entre 154 km/h a 177 km/h.

A passagem de uma frente fria pelo Estado e sua associação a um ciclone extratropical que se formou no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, foram as causas do vendaval. Apesar da intensidade, os fenômenos não foram registrados em áreas populosas e não há registros de estragos.

Vendaval de 90 km/h e ondas de 4 m fecham porto de Rio Grande

As condições meteorológicas mantêm o porto de Rio Grande fechado desde às 11h15 desta sexta-feira. A altura da maré, que varia de 3,5 m a 4 m, e as fortes rajadas de vento, com até 90 km/h, não permitem que qualquer embarcação atraque ou deixe o terminal, conforme Associação de Praticagem da Barra.

Onze embarcações estão atracadas no canal do porto e três ancoradas fora da Barra. Nenhuma delas tem previsão de partida por conta do fechamento do terminal de navegação.

A travessia de lancha entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte também foi suspensa pela Capitania do Portos. O órgão considera que não há segurança suficiente para o percurso e todas as embarcações são mantidas nas hidroviárias dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário