segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Golfo do México tem risco de formação de ciclone tropical


Centro Nacional de Furacões diz que chance de vendaval é de 30%.
Sistema de baixa pressão deve se mover para região


Nuvens escuras passam pelo centro de Miami, na Flórida, neste domingo (15) e seguem em direção ao Golfo do México. (Foto: Reuters)ainda neste domingo.

Do G1, com informações da Reuters

Uma área de baixa pressão sobre a Geórgia pode se mover para o sul, em direção ao Golfo do México, no início de segunda-feira (16), e tem uma chance média de se tornar um ciclone tropical nas próximas 48 horas, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami.

O Golfo do México é a base para a produção de cerca de 30% do petróleo norte-americano, 11% da produção de gás natural e é responsável por mais de 43% da capacidade de refinaria dos EUA.

"Está previsto que esse sistema se mova para sul em direção à costa norte do golfo ainda neste domingo, e ele poderia emergir sobre as águas do golfo no início de segunda- feira, onde acredita-se que as condições o levem para algum tipo de desenvolvimento", disse o centro de furacões em comunicado.

O centro deu ao sistema climático uma "chance média" de 30% de se tornar um ciclone nas próximas 48 horas. Jeff Masters, metereologista da Weather Underground, afirmou que radares mostraram tempestades de trovões que se desenvolveram sobre o norte do golfo. "O sistema pode ficar sobre a água tempo suficiente para se tornar uma tempestade tropical mais fraca, antes de chegar à terra", afirmou ele.

Na semana passada, como uma medida de precaução, a BP tinha anunciado um atraso de dois ou três dias no seu trabalho para terminar de vez com os problemas no seu poço de petróleo danificado, que provocou vazamento gigante no golfo.

A temporada de furacões no Atlântico viu até agora somente três tempestades tropicais. Somente uma atingiu a força de um furacão. A temporada se aproxima da sua fase mais ativa, de meados de agosto até outubro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário