Um violento terremoto atingiu o arquipélago de Vanuatu, no Pacífico  Sul, nesta terça-feira. O tremor de 7,5 pontos na escala Richter  aconteceu a 35 quilômetros de profundidade e a 40 quilômetros de  distância da principal ilha do arquipélago, Efate, dando origem a um  pequeno tsunami na capital Port Vila logo depois. "Esta é apenas a primeira onda do tsunami a chegar", declarou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, que emitiu alerta para ocorrências de grandes proporções. "Maiores amplitudes de onda podem vir a ser observadas ao longo das costas, perto do epicentro do terremoto", enfatizou. As autoridades locais aconselharam a população a se deslocar para locais mais altos, por precaução.
Ainda não há informações sobre mortos ou feridos, mas o pânico se instaurou por toda a ilha. Situada entre as ilhas Fiji e a Austrália, ao norte da Nova Zelândia, Vanuatu fica no "Anel de Fogo do Pacífico", zona conhecida pela alta atividade sísmica.
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/terremoto-violento-na-costa-da-nova-zelandia-causa-tsunami(Com agência France-Presse)




Nenhum comentário:
Postar um comentário