sábado, 28 de agosto de 2010

Incêndio atinge região da Chapada dos Veadeiros


Cláudio Barros, com Agência Brasil
da editoria de cidades

Da meia-noite de quinta-feira (26) até o fim da manhã de ontem foram registrados 1.391 focos de incêndios. Mato Grosso foi o Estado com maior incidência de queimadas, com 729 focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Só em agosto, já são 22.730 pontos de queimadas registrados no País. Outra área que preocupa é a Chapada dos Veadeiros, em volta do Parque Nacional e do polo ecoturístico de Alto Paraíso (GO), que está em chamas há 4 dias.

O vento e a baixa umidade do ar estão dificultando a ação de bombeiros e brigadistas, que tentam evitar maiores danos às áreas interditadas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste de Goiás, a 180 km por asfalto de Brasília.

O agravante é a previsão de tempo seco ,péssima qualidade do ar e muito calor para o fim de semana. Isso porque uma grande massa de ar quente e seco deixa baixa a umidade do ar. A temperatura máxima pode chegar aos 40oC na região Oeste.

Em Goiânia, os termômetros podem atingir 33ºC à tarde. Ontem, a temperatura era de 34ºC com umidade de 16%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem continuar altas em todo o Estado até 30 de agosto, quando uma frente sub-tropical deve trazer mais umidade às regiões Oeste e Sudoeste de Goiás.

Entretanto, na região Norte o clima continua seco e quente, com umidade variando entre 12% e 20%. A temperatura também continua alta, com previsão de 33oC a 37oC de máxima.

O instituto prevê algum sinal de chuva apenas para o final de setembro.

http://site.dm.com.br/noticias/cidades/incendio-atinge-regiao-da-chapada-dos-ve

Nenhum comentário:

Postar um comentário