domingo, 22 de agosto de 2010

IRÃ inaugura operações de sua primeira usina nuclear


O Irã ligou neste sábado sua primeira usina nuclear, Bushehr, construída por engenheiros russos às margens do Golfo Pérsico, informou a corporação nuclear russa Rosatom.

O diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, e o chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, assistiram à cerimônia oficial de inauguração da planta, que conta com a aprovação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Irã e Rússia garantem que Bushehr será destinada unicamente a gerar eletricidade, e suas instalações não podem ser utilizadas com fins militares.

Salehi disse que este sábado é um dia "histórico" e "inesquecível" para o Irã, e agradeceu à Rússia por sua cooperação na construção da usina e na transferência de tecnologia nuclear, segundo as agências russas.

"Apesar de todas as pressões e sanções impostas pelos países ocidentais, somos testemunhas do início dos trabalhos do maior símbolo das atividades nucleares pacíficas iranianas", afirmou Salehi durante a cerimônia.

As 82 toneladas de combustível nuclear russo foram transportadas até a câmara do reator da central, que tem mil megawatts de potência. "A partir de agora, o reator é uma usina nuclear", disse Kirienko.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4635113-EI308,00.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário