domingo, 7 de novembro de 2010

VULCÃO MERAPI, EM JAVA / INDONÉSIA

Der Spiegel: Geólogos aviso de "Mega-Erupção"
Por Gosselin P em 5. Novembro 2010
Der Spiegel relata sobre o vulcão Merapi rosnar-nunca-mais alto da Indonésia em um artigo intitulado: Geólogos Aviso da Mega-Erupção do Merapi. Ponta do chapéu-de leitor Ike.

POR EDU DALLARTE

    A erupção do Merapi estão se tornando mais violentos - e do big bang poderia ser logo à frente. O vulcão indonésio tem vomitado 800 ° C nuvens de cinzas durante dias.

vulcões da Indonésia (Wikipedia)
Segundo a Der Spiegel, 122 pessoas foram mortas, a maioria na sexta-feira. "O Merapi é um dos vulcões mais perigosos", diz o cientista geo-Volker Steinbach da Administração Federal Alemão de Geociências e Matérias-Primas (BGR). Der Spiegel acrescenta:

    erupção na sexta-feira é seu pior desta década, diz o geólogo-chefe da Administração da Energia, Raden Sukhyiar, no "Jakarta Post". A maior erupção conhecida ocorreu em 1006, 1369, 1786, 1822, 1872 - destruindo um grande número de aldeias - e 1930, quando 1.300 pessoas morreram.
Investigações do vulcão revelaram que um número sem precedentes espreita reservatório Magma debaixo dela, diz Birger Lühr, pesquisador vulcão no GFZ em Potsdam, na Alemanha.

    Uma estimativa indica que há três vezes mais do que aquilo que foi magma expelido pela Indonésia vulcão Tambora em 1815 - a maior erupção nos últimos 10 mil anos, o que levou a um esfriamento do clima global.Geocientistas não tem certeza o que fazer com este enorme reservatório de magma. Como relata a Der Spiegel, estão hesitantes em fazer previsões de catástrofe (Isso é feito somente em ciência do clima, mesmo que as chances são muito menos).

    Palavra de um "mega-erupção" está fazendo as rondas entre os cientistas. Mas aparentemente eles estão evitando o uso da palavra para evitar ser pregadores rotulados de desastres. "Nós podemos apenas especular o que o vulcão vai fazer", diz Birger Lühr. O Merapi é dificilmente previsível."




http://notrickszone.com/2010/11/05/der-spiegel-geologists-warn-mega-eruption/

Nenhum comentário:

Postar um comentário