segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O NOVO CONCEITO ESTRATÉGICO





Outro "marco histórico" é ter alcançado um novo conceito estratégico para a Nato. Vamos ver o que é isso.

Nas palavras de Anders Fogh Rasmusen, secretário-geral da organização o documento "não é apenas uma declaração de princípios ou um compêndio de aspirações, mas um plano de acção" destinado aos próximos 10 anos.

O conceito determina que a organização continuará a ter um papel "essencial como garante da defesa e segurança comuns" e orientará a evolução da Aliança "para que continue a ser eficaz num mundo em mudança" face a novas ameaças, com novas capacidades e parcerias. 

O secretário-geral da Aliança Atlântica reafirmou que o conceito "vai assegurar que a NATO permanece eficaz como sempre na defesa da paz, segurança e prosperidade", reafirmando "o compromisso dos membros da NATO de se defenderem uns aos outros de eventuais ataques", mas ao mesmo tempo "modernizando a forma como a NATO se defende".

O novo conceito "oferece aos parceiros (da organização) no mundo mais diálogo e cooperação", enfatizando a aproximação à Rússia, e apontou que o documento revela o compromisso da organização com "o objetivo de um mundo sem armas nucleares", mas "confirmando que, enquanto elas existirem, a NATO tem de continuar a contar com a dissuasão nuclear".

O secretário-geral da NATO assinalou que o conceito "mantém a porta aberta a democracias europeias", comentando que "o alargamento (anterior da organização) ajudou a espalhar a paz, democracia e prosperidade neste continente".

Este, em resumo, é o Novo Conceito Estratégico. Se alguém encontrar algo de realmente "novo" nestas declarações, é favor enviar-me um mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário