sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A NATO e o Atlântico Sul: os (des)entendimentos lusófonos

Seria do nosso interesse que a NATO e o governo brasileiro estabelecessem um relacionamento especial. Porém isso está longe de reunir consenso alargado

 A aprovação de um novo conceito estratégico que legitime a intervenção militar unilateral da NATO em qualquer parte do mundo - no Atlântico Sul, em particular - é uma hipótese que o Brasil encara com preocupação, uma vez que tal pode vir a colidir com as suas aspirações e interesses.

O governo brasileiro encara o eventual envolvimento da NATO no Atlântico Sul como um obstáculo à sua ascensão no sistema internacional e um entrave à consolidação e à expansão da sua influência política, económica e militar, não só na América do Sul, mas também em África.

Portugal valoriza o triângulo estratégico que tem nos vértices Brasília, Lisboa e Luanda, e cujo espaço interno engloba o Atlântico Sul. Nesse sentido, Portugal apoiará todas as iniciativas que reforcem o diálogo entre a NATO, o Brasil e os restantes países de língua portuguesa.
http://www.ionline.pt/conteudo/88679-a-nato-e-o-atlantico-sul-os-desentendimentos-lusofonos

Um comentário:

  1. O que a inocente, falida e traiçoeira comunidade lusitana precisa entender é que o BraSil não tem o mínimo interesse em NADA que venha de Portugal ou da União européia ou do Tio Sam PIRATA.

    A divida ianque é conhecida no mundo inteiro e a comunidade européia é um desastre financeiro. A falida comunidade europeia quer voltar a piratear e saquear NO$$A$ terras e isso NÃO vai acontecer. Vocês estão FALIDOS e a NATO também.

    "Portugal valoriza o triângulo estratégico que tem nos vértices Brasília, Lisboa e Luanda", e o BraSil, NÃO.

    "Portugal apoiará todas as iniciativas que reforcem o diálogo entre a NATO, o Brasil e os restantes países de língua portuguesa", o BraSil não necessita de apoio de um país falido e de suas péssimas intenções.

    Nós braSileiro, sabemos muito bem o que quer a NATO, Portugal e o Tio Sam PIRATA.

    Quanto custa Lisboa???

    ResponderExcluir