domingo, 7 de novembro de 2010

Cimeira da NATO: Portugal em risco de ataque químico

As forças de segurança portuguesas estão a preparar-se para eventuais ataques químicos durante a Cimeira da Nato em Portugal. Os treinos mais intensos de combate a esta ameaça já começaram.
Ataques terroristas de natureza química são uma possibilidade para a Cimeira da Nato que vai realizar-se em Portugal. Este tipo de agressão é considerado neste momento o mais provável de acontecer e já levou as forças de segurança a intensificar treinos. 

A PSP é a entidade responsável pela operação de segurança do evento mas também a Guarda Nacional Republicana está preparada para intervir com os militares do grupo de prevenção, protecção e socorro. São elementos com capacidades de resposta em casos de ataques de bombas sujas.
As forças de segurança europeias e norte-americanas consideram este ataque como o mais provável de acontecer. 

Os outros três piores cenários são um ataque terrorista convencional, através de meios aéreos ou navais, bombistas suicidas ou carros bomba e motins com elevada violência. 

A GNR tem em Portugal o melhor equipamento de intervenção contra ataques de bombas sujas que podem ser de natureza nuclear, radiológica, biológica e química. 

E por isso, neste momento, há treinos diários com as equipas e equipamento de intervenção rápida e táctica com capacidade para fazer frente a este tipo de ameaça. 

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/ultimas-tvi24-seguranca-nato-ameaca-quimica/1206210-4071.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário