domingo, 21 de novembro de 2010

PROPOSTAS DA OTAN


Os líderes da Otan aprovaram nesta sexta-feira uma nova missão estratégica para os próximos dez anos da aliança militar, retomando o compromisso com o papel militar global, apesar da experiência difícil na guerra do Afeganistão.  

-Confirma o trabalho central da Otan em defender seu território e seu comprometimento com a defesa coletiva de seus membros. Também compromete a aliança com o desenvolvimento de novas defesas contra ameaças como mísseis e cyber ataques.

-Confirma o comprometimento da aliança com a prevenção de crise e operações de gestão de crise, e a trabalhar mais próximo a parceiros internacionais, inclusive as Nações Unidas e a União Europeia.

-Compromete a Otan a trabalhar por um mundo sem armas nucleares, mas diz que enquanto tais armas existirem, a Otan vai continuar sendo uma aliança nuclearmente armada.

-Restabelece o compromisso da Otan em manter a porta aberta a todas as democracias europeias que atendam aos critérios de candidatura. Diz que a Otan vai continuar conversas de parceria com as ex-repúblicas soviéticas Geórgia e Ucrânia ambas receberam promessas de entrarem para a Otan.

-Sublinha os interesses de segurança comuns com a Rússia, e se compromete a uma cooperação cada vez mais em áreas como defesa antimísseis, combate ao terrorismo, combate a narcóticos, combate a pirataria e promoção da segurança internacional.

-Compromete a Otan a um processo de reforma contínua em direção a uma aliança mais efetiva, eficiente e flexível". 
Os líderes prometeram no documento aumentar a disponibilidade de suas forças armadas e cooperar em planejamento de defesa para reduzir a duplicação e fazer o melhor uso dos recursos.

http://24horasnews.com.br/index.php?mat=349855
 

Um comentário:

  1. "Faia" Técnica

    Não consigo ajustar a formatação; sugiro que acessem o link para melhor leitura.
    Att

    ResponderExcluir