domingo, 7 de novembro de 2010

NATO: Cimeira de Lisboa decide futuro do Afeganistão

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, disse este domingo que na Cimeira de Lisboa ficará traçada a passagem do controlo da coligação internacional para as forças locais no Afeganistão.
Anders Fogh Rasmussen mencionou esta questão do Afeganistão em declarações feitas hoje à britânica BBC, dizendo que na Cimeira que se vai realizar na capital portuguesa a 19 de 20 deste mês se estabelecerá como será feita a transição.
Prevê-se que na Cimeira de Lisboa seja anunciado que a transição começara em meados do próximo ano. «Falamos de uma perspectiva temporal que, com certeza, deve ser acompanhada por determinadas condicionantes», disse o secretário-geral da NATO.
Rasmussen sublinhou que para isso será necessário assegurar que os afegãos «realmente são capazes de assumir responsabilidades antes de lhes ceder essas responsabilidades».
O secretario-general da NATO foi questionado pela BBC sobre a intenção do Governo britânico de fazer cortes nas despesas da área da defesa, que considerou serem «motivo de preocupação» mas sublinhando que acredita que o Reino Unido cumprirá com os seus compromissos internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário