sábado, 27 de novembro de 2010

QUEM GOVERNA A COREIA DO NORTE

Herdeiro é apresentado em desfile militar na Coreia do Norte

 

[10 de outubro de 2010]

O herdeiro do líder da Coreia do Norte, o filho mais novo do príncipe doente Kim Jong-il, foi o centro das atenções em um grande desfile militar neste domingo, fazendo sua primeira aparição nacional. 

Kim Jong-un estava perto de seu pai e seu papel proeminente no desfile em Pyongyang marcou sua estreia militar e colocou sob suas ordens um dos maiores exércitos do mundo. 

Até a sua nomeação como general no mês passado --e sua nomeação para um cargo político fundamental-- pouco se sabia sobre o jovem Kim, além de que ele foi educado na Suíça.

"O futuro de nosso país é rosa e brilhante, porque Kim Jong-un foi eleito vice-presidente da comissão militar do Partido dos Trabalhadores", disse um funcionário do governo, que pediu para não ser identificado.
"Nós temos um provérbio coreano que grandes mestres produzem grandes estudantes e grandes pais produzem grandes filhos."

"Kim Jong-il é saudável o suficiente para liderar o nosso país e para dar orientação em todos os campos, incluindo as áreas econômica, agrícola, industrial, militar e artística."

 
Kim Jong-il, 68 anos, que teria sofrido um derrame em 2008, não dá sinais de deixar o controle do poder e foi nomeado no mês passado como secretário-geral do Partido dos Trabalhadores.
Ele ficou parado por mais de uma hora durante o desfile e acenou para a multidão, mas mancava visivelmente.
A televisão estatal transmitiu o desfile ao vivo, dando aos norte-coreanos as primeiras imagens do próximo líder, que tem pouco mais de 20 anos.
Uma sucessão estável seria um alívio para os vizinhos economicamente poderosos da Coreia do Norte --China, Coreia do Sul e Japão-- que temem que um colapso do regime poderia resultar em fluxos massivos de refugiados e agitação interna.


O jovem Kim, o terceiro filho do atual líder, está pronto para continuar a governar no país, que tem ambições de desenvolver armas nucleares.
Entre os convidados no desfile, estavam diplomatas estrangeiros e funcionários do Partido Comunista da China.



A imprensa estrangeira também foi convidada para assistir ao desfile que marcou o 65o aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores e apresentou ao mundo o herdeiro do líder coreano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário