segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SEGUNDA-FEIRA, DIA DA LUA

POR QUE ESSE DIA É TÃO PESADO?

Os povos antigos se baseavam no calendário lunar(28 dias), que se dividem entre as quatro semanas de  7 dias cada uma.

Para cada dia da semana havia a correspondência com um planeta, que na antiguidade só eram vistos 7.

A LUA era designada para o que chamamos de segunda-feira, outros idiomas conservam essa analogia, por exemplo, em ingles é monday, em frances lundi .

As qualidades lunares estão associadas ao lar, ao cuidado, ao íntimo, a casa, a rotina doméstica.

Antes da industrialização, quando eram raras as mulheres que trabalhavam fora, as pessoas se reuniam no dia da Lua, e as mulheres lavavam as roupas da família, os homens faziam reparos na casa e jardim e era um dia Yin, In, íntimo.

Com o tempo as necessidades sociais e profissionais foram tirando as pessoas de casa na segunda-feira, dia apropriado para estar em casa.

Coletivamente, há uma insatisfação com o ato de dar início a rotina mundana  neste dia.

Obviamente que são inúmeras as razões, contudo, do ponto de vista comportamental, é bem interessante  observar que de fato há uma alteração no humor das pessoas (Lua), sobretudo porque a Lua também simboliza  o que nos faz sentir bem, como nos cuidamos.

E acabamos por contrariar nossa disposição lunar (de dentro) para atender necessidades fora (compromissos profissionais e sociais).

Na terça-feira, dia de Marte, é que saíam para lidar com o mundo externo...caçar, conquistar, agir para garantir o sustento...mas esse é outro dia...rs.

Júnia Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário