quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pyongyang ameaça novos ataques e ministro da Defesa sul-coreano renuncia


O regime comunista da Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira efetuar "poderosos ataques" à Coreia do Sul, enquanto o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Tae-young, apresentou sua renúncia ao cargo, segundo agências dos dois países.

De acordo com a agência "Yonhap", o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, aceitou sua renúncia, um pedido de setores da oposição que queriam uma resposta mais contundente do Governo diante das "provocações" do regime comunista norte-coreano. Um porta-voz oficial disse que o Governo deve anunciar o nome do sucessor de Kim nesta sexta-feira.

Dois dias depois do episódio que causou a morte de dois militares e dois civis na ilha sul-coreana de Yeonpyeong, a Coreia do Norte advertiu seu vizinho que responderia "qualquer provocação" com uma "segunda e terceira rodada de ataques", segundo a agência oficial "KCNA".

O regime de Kim Jong-il culpou ainda os Estados Unidos, principal aliado de Seul, de ter semeado a disputa nas instáveis águas do Mar Amarelo após ter estabelecido de forma unilateral, no fim da Guerra da Coreia (1950-1953), uma fronteira muito próxima à costa norte-coreana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário