segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Obra em estrada leva à 'descoberta' de geoglifos em Rondônia

O asfaltamento da rodovia BR 429, que liga Ji-Paraná a Costa Marques, no oeste de Rondônia, levou à descoberta de cinco desenhos gigantes no solo, chamados pelos arqueólogos de geoglifos. A existência dessas figuras ancestrais nesta parte do Estado é novidade, e ainda há pouca informação sobre como foram feitas e com qual finalidade.

Os geoglifos do entorno da BR 429 foram encontrados este ano por técnicos da empresa que faz o levantamento arqueológico necessário para conseguir o licenciamento ambiental da obra. Ao identificarem as estruturas, decidiram acionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que confirmou se tratarem de estruturas construídas pelo homem.



Portal da Ufologia Brasilera, link: http://www.ufo.com.br/noticias/obra-em-estrada-leva-a-descoberta-de-geoglifos-em-rondonia

"Há alguns anos geoglifos também foram encontrados na região amazônica brasileira. Mais precisamente no Estado do Acre. Foram percebidos em 1977, quando o Prof. Ondemar Dias, do Instituto de Arqueologia Brasileira do Rio de Janeiro esteve nesta região localizando e estudando sítios arqueológicos, como parte do inventário nacional que estava sendo realizado pelo PRONAPABA – Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica."



2 comentários:

  1. O que você acha do artigo publicado abaixo pela revista Ciência Hoje?

    http://cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/protected/ch/256/astrologia256.pdf

    ResponderExcluir
  2. Hugo, essa matéria tem algumas distorções e pelo jeito foi escrita por quem não entende nada de astrologia. Querem mensurar a astrologia com ferramentas impróprias, quero dizer, astrologia não é ciência, no rigor da palavra, mas totalmente simbólica; e pode haver cem mil constelações e sistemas solares, para o estudo q fazemos bastam os doze signos e seus planetas regentes.
    Agradeço a visita e o comentário.
    Abs

    ResponderExcluir