segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Casa Branca defende emissão de alerta de terrorismo em viagens à Europa

O porta-voz da Casa Branca, Nicholas Shapiro, indicou neste domingo que o alerta de terrorismo emitido pelo Departamento de Estado dos EUA aos americanos que viajam à Europa ocorreu em obediência às orientações do presidente Barack Obama, que manteve reuniões sobre o assunto durante todo o fim de semana.
O líder manteve reuniões sobre a situação de segurança na Europa ainda na sexta-feira à noite e no sábado pela manhã, e recebeu atualizações dos serviços de inteligência também neste domingo. 
O alerta americano chega depois que as agências de inteligência ocidentais detectaram um suposto complô da Al Qaeda para realizar ataques com comandos contra cidades do Reino Unido, Alemanha e França.
"Do dia em que tomamos conhecimento deste último [potencial] complô, o presidente deixou claro que precisamos fazer todo o possível para desmantelar os planos e proteger o povo americano", disse o porta-voz da Casa Branca, Nicholas Shapiro.
O porta-voz indicou que a decisão de emitir o alerta não partiu diretamente de Obama, mas foi influenciada pelas orientações do presidente após as reuniões do fim de semana.
"Se o Departamento de Estado emite um alerta de viagem é decisão do Departamento de Estado, mas este alerta [em particular] ocorre em resposta às direções do presidente de que façamos todos os esforços", disse Shapiro.
O alerta emitido por Washington, que deve ter um impacto direto sobre o turismo no continente europeu, também foi justificado pelo Departamento de Estado como uma resposta às informações tornadas públicas pelos próprios governos europeus ainda na semana passada.
"Os governos europeus tomaram ações para se protegerem contra um ataque terrorista e alguns falaram publicamente sobre o aumento das condições de ameaça", disse o departamento em comunicado.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/808854-casa-branca-defende-emissao-de-alerta-de-terrorismo-em-viagens-a-europa.shtml

[Até que ponto esse alarme não é armação?
Como sabemos, por exemplo,em nome de uma ameaça terrorista o governo dos EUA pode tomar atitudes drásticas, haja visto a promulgação da Lei Marcial ainda no governo Bush...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário