segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Líderes chineses encerram plenária do PCCh e preparam sucessão presidencial


Pequim, 18 out (EFE).- O Partido Comunista da China (PCCh) encerrou hoje sua plenária anual com a ascensão na cúpula militar do vice-presidente, Xi Jinping, que desponta como o próximo líder do país, e a aprovação do plano econômico quinquenal 2011-2015.
O vice-presidente Xi Jinping foi nomeado hoje como o "número dois" do órgão militar chinês, um posto-chave que o credencia como possível sucessor do presidente, Hu Jintao, em 2012.

A nomeação de Xi como vice-presidente da Comissão Militar Central (CMC) do PCCh aconteceu hoje no encerramento da quinta sessão plenária do XVII Comitê Central do partido, segundo um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias "Xinhua".


Xi, de 57 anos, é também um dos nove membros do Comitê Permanente do Politburo do PCCh, o principal órgão de Governo da China, e é um dos protegidos da facção do presidente anterior, Jiang Zemin, e do Exército.

Embora as reuniões sejam secretas, alguns analistas revelaram nos últimos dias que o objetivo do encontro havia sido alterado de supostamente "prosseguir com a reforma e a abertura política", para reforçar o poder de gestão do Partido em tempos instáveis, conforme aprovado hoje.

Nestes quatro dias de encontros secretos, os 200 homens fortes da China que participaram da plenária aprovaram o próximo plano econômico quinquenal, que entrará em vigor em 2011, sob o lema da "construção de uma sociedade moderadamente próspera", informou a "Xinhua".
Dentre as decisões econômicas adotadas está avançar na reestruturação econômica, isto é, aumentar o consumo interno (em detrimento da dependência das exportações e do investimento estrangeiro), e ao mesmo tempo manter um crescimento rápido e estável.

Com relação ao contexto internacional, o partido único anunciou que a China "participará de forma ativa" na gestão da economia global e regional durante os próximos cinco anos. 
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/10/18/lideres-chineses-encerram-plenaria-do-pcch-e-preparam-sucessao-presidencial.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário