"Cientistas têm alertado sobre novas espécies de bactérias que são resistentes mesmo aos mais fortes antibióticos.
O crescente setor de ‘turismo médico’ está contribuindo para a disseminação de novos tipos de bactérias resistentes a medicamentos.
Em um artigo publicado nesta quarta-feira no jornal Lancet Infectious Diseases, pesquisadores afirmam que uma bactéria, que surgiu na Índia e no Paquistão, tem o potencial para se espalhar e se tornar uma ameaça mundial.
A bactéria produz uma enzima, NDM-1, que a protege contra o efeito de antibióticos. No Reino Unido, a maioria dos pacientes com teste positivo de NDM-1 tinham viajado para a Índia ou Paquistão para procedimentos cirúrgicos.
Deveríamos estar preocupados com isso?
Não, pessoas saudáveis não devem se preocupar desnecessariamente com a bactéria NDM-1. Pacientes hospitalares, lares de idosos ou aqueles que têm o sistema imunológico comprometido têm mais motivo para preocupação. No entanto, hospitais estão monitorando cuidadosamente pacientes que estiveram na índia, Paquistão ou Bangladesh e receberam tratamento médico nesses países. Qualquer pessoa que for ao hospital, deve comunicar qualquer tratamento médico que tenha tido, mesmo nos casos de ‘turismo médico’ ."
http://www.rnw.nl/portugues/article/5-perguntas-sobre-a-bacteria-resistente-a-medicamentos
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário