quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O DIA DO FICO

"Uma corrente de origem na Revolução Francesa, na época, resolveu criar:

A) Maçonaria Vermelha – Seu principal gestor Gonçalves Ledo tendência monarquista, hoje Grande Oriente do Brasil;

B) Maçonaria Azul ligada a José Bonifácio e D. Pedro,Ordem Simbólica,tendência republicana, hoje, Grandes Lojas.

Diz-se que até 1821 Andrada não queria a Independência, cabendo a Gonçalves Ledo incorporar-se ao movimento separatista, dirigindo-o nas tribunas, no jornalismo e nas Assembléias Secretas Maçônicas, contudo até 3 de junho de 1822, Ledo não era independentista como já era o velho Andrada.

A disputa pela supremacia era grande, em 13 de maio de 1822, Gonçalves Ledo aliciou D. Pedro I, oferecendo-lhe o título de “Defensor Perpétuo do Brasil” e em 2 de agosto de 1822 D. Pedro I, ingressava na Maçonaria por proposta de José Bonifácio e 3 dias depois com o nome de Ir.: Guatimozim, D. Pedro I recebeu o grau de Mestre conferido pela Loja Simbólica Comércio e Artes e em 22 de setembro , por manobra de Gonçalves Ledo, D. Pedro I era aclamado Grão Mestre do Grande Oriente Brasiliano, substituindo a José Bonifácio.

Logo após, instalou-se a Monarquia Constitucional, dividida em dois grupos:
Liberais – Gonçalves Ledo
e Conservadores – José Bonifácio.


Prevaleceu o grupo de José Bonifácio, com o rompimento das duas facções, seguindo-se com O fechamento do Grande Oriente e perseguição ao grupo de Gonçalves Ledo.

O primeiro passo oficial da Maçonaria na Independência foi em 9 de janeiro de 1822, o Dia do Fico, quando D.Pedro I se fixou no Brasil, fato aliás muito propalado na época."

Nenhum comentário:

Postar um comentário