segunda-feira, 18 de abril de 2011

TEMPOS DE MEGASUPERPOPBACTÉRIAS

Bactéria resistente a antibióticos detectada em água, na Índia‏

Gene NDM-1 era conhecido apenas em ambientes hospitalares




Bactéria foi encontrada em água para consumo

O gene NDM-1, encontrado nas bactérias resistentes à maioria dos antibióticos, foi detectado em amostras de água supostamente potável de Nova Deli, na Índia, revela um artigo publicada na última edição da revista "The Lancet", num suplemento sobre infecções que alude à "necessidade urgente" de uma acção global contra a proliferação mundial deste gene.

Segundo o artigo, há pacientes infectados em todos os continentes que podem estar a disseminar o gene, que já tinha sido identificado em ambientes hospitalares. "O potencial de proliferação é real e não deveria ser ignorado", adverte Mohd Shahid, do hospital Jawaharlal Nehru, na Índia, num comentário ao estudo liderado por Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

A equipa de investigadores recolheu amostras de água potável da torneira e de água suja que se acumula em poças no centro de Nova Délhi, e encontraram o gene NDM-1 em duas das 50 amostras de água potável e em 51 das 171 amostras das poças.

Também descobriram diversos tipos de bactérias contaminadas pela enzima activada pelo gene, que as torna mais resistentes aos antibióticos, entre elas a Shigella boydii e a Vibrio cholerae, responsáveis pela disenteria e pela cólera, respectivamente.


A temperatura "ideal" em que o NDM-1 se transmite de uma bactéria para outra está acima dos 30 graus centígrados, o que acontece na Índia durante sete meses do ano. "Neste período há inundações e os esgotos transbordam, o que poderia disseminar as bactérias resistentes", advertem os especialistas.

"A transmissão da bactéria por via fecal e oral é um problema global, mas o seu risco varia de acordo com os padrões de higiene", acrescentaram, ressaltando a sua preocupação pela situação na Índia, onde "650 milhões de cidadãos não têm acesso a água potável ou a sanitários".

Os investigadores advertiram ainda que este problema pode chegar a outros países, pelo que "a vigilância internacional destas bactérias resistentes" tem de "ser uma prioridade". O combate à resistência microbiana foi, aliás, o tema eleito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde, assinalado ontem.

http://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(11)70059-7/abstract

Nenhum comentário:

Postar um comentário