quarta-feira, 13 de abril de 2011

De 1927-28 a 1934-35: Urano transitando em Áries (fase I)

O acontecimento astrológico de Urano percorrendo a primeira fase do ciclo zodiacal corresponde (ou está em sincronia) à primeira grande crise financeira do capitalismo (a queda de Wall Street), o apogeu do fascismo na Itália, a consolidação de Stalin como único líder da União Soviética, a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, as primeiras investigações no desenvolvimento de energia nuclear, e o uso de meios audiovisuais (rádio e cinema) não só como expressão artística ou recreativa, mas também como maciça e efetiva ferramenta de propaganda política e controle da opinião pública.


Cada um destes fatos pode ser visto como marco de um novo mundo ou, ao menos, de seu desejo. Todos assinalam uma alteração irreversível da ordem preexistente. O sistema econômico mundial já não será o mesmo, como não o será tampouco a expressão das democracias liberais e do socialismo, nem a relação entre a ética e o progresso científico na geração de energia, nem a comunicação entre os seres humanos a partir da vertigem tecnológica originada naqueles anos.



Cada uma dessas manifestações da atividade humana enfrentará o desafio de dar um salto de qualidade. E, a partir do olhar cíclico astrológico, as oito décadas subsequentes podem ser entendidas como o desenvolvimento daquilo que - sem conhecer suas consequências nem seus desenlaces - ali se iniciava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário