quarta-feira, 13 de abril de 2011

De 1948-49 a 1955-56: Urano transitando em Câncer (fase IV)

O trânsito de Urano pelo signo de Câncer simboliza o tempo em que aquele impulso inicial do novo toma forma reconhecível e, ao menos na aparência, estável. O capitalismo consegue regenerar-se da crise dos anos 30, aplicando uma fórmula que parece transgredir o dogma da mais irrestrita liberdade de mercado: a intervenção estatal na economia, assegurando serviços básicos a toda a sociedade, no que ficou conhecido como o “Estado do Bem-Estar”.

O mesmo princípio tinha sido posto em prática de um modo mais radical durante a década de 30 pelos regimes fascistas da Europa e pela economia planificada de Stalin na URSS. Mas, para o momento da definição de forma simbolizada por Urano transitando em Câncer, o mundo ficou definido em dois grandes blocos.

E se considerarmos Urano como o planeta da liberdade, da igualdade e da fraternidade, cada um desses polos foi confrontado em seu modo de entender esses princípios:
o mundo do capitalismo liberal enfatizando a liberdade individual e considerando a igualdade como uma consequência necessária de tal ênfase; o mundo do socialismo soviético subordinando o individualismo às necessidades de uma comunidade igualitária.

Esta tensão explicita a capacidade da consciência humana para dar resposta à emergência do uraniano, suas possibilidades de compreender a liberdade, com suas intuições e limitações.
A Guerra Fria simboliza como a consciência humana conseguiu dar forma à proposta de lidar com um novo registro da qualidade uraniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário