domingo, 10 de abril de 2011

ENCHENTES NO PAQUISTÃO : O TEAR DAS ARANHAS


As enchentes que o Paquistão enfrentou em 2010 fizeram com que o país ficasse com 20% de seu território submerso em água, além de ter provocado um fenómeno bastante invulgar, diria mesmo, nunca visto.



Um efeito inesperado das grandes inundações do Paquistão gerou com que milhões de aranhas subissem às árvores para escapar da enchente e, devido à sua escala e ao facto da água ter levado tanto tempo a recuar, muitas árvores transformaram-se em autênticos casulos de teias de aranha.

Como resultado consequente a população de mosquitos parece ter diminuído, uma pequena bênção provavelmente causada por estas teias, de acordo com o Department for International Development (DFID).



No auge da crise, a região inundada cobria uma área do tamanho da Inglaterra. Quase 2.000 pessoas morreram durante o desastre e 20 milhões de pessoas foram afectadas, dados do governo paquistanês.

"Mais pessoas foram afectadas pelas inundações que o total combinado do tsunami na Índia em 2005, o terramoto no Paquistão em 2010, o terramoto no Haiti e o furacão Katrina", disse John Barrett, director da Equipa de Resposta a Inundações do DFID.



Entretanto, a natureza surpreende, dando resposta à catástrofe climática imposta pelo Planeta, e tenta reestabelecer o equilíbrio ambiental: A subida das arranhas às árvores fez com os índices de malária fossem consideravelmente menores que os esperados nas áreas submersas mesmo com uma grande quantidade de água parada, propicia à expansão dos mosquitos, estes não conseguiram expandir graças ao trabalho das aranhas.




http://www.blogger.com/goog_2015008193



2 comentários:

  1. Então foi otimo essas aranhas erem subido jah que assim ela comem os mosquitos da malaria e evitam a doença...a natureza e seus misterios *-*
    #Thaís

    ResponderExcluir