quarta-feira, 13 de abril de 2011

De 2010-2011 a 2018-19: Urano transitando em Áries (fase I)

O computador pessoal e a Internet representam a própria substância em que o início do novo ciclo uraniano de 2011 se desenvolverá. Sobre ela se imprimirá o princípio criativo e renovador que se desdobrará nos próximos 84 anos.

O livre acesso pessoal à informação da rede global, e o salto de qualidade que isso representa na comunicação e nos vínculos humanos, são fatos de uma dimensão tão vasta que hoje não há ainda como apreciá-la em suas consequências e potencialidades, como não era possível para aqueles que começaram a desenvolver a comunicação por rádio imaginar o microcomputador e a Internet.


Nos acontecimentos deste ano, que pipocaram em cadeia nos países árabes, reclamando transformações sociais e mudanças políticas, foi posto em evidência o caráter revolucionário da conectividade em rede. Esses acontecimentos coletivos deixaram a descoberto as dificuldades (que serão cada vez mais irreversíveis) do aparelho estatal e institucional para controlar a vertigem da livre circulação de informação entre as pessoas.

A crise econômica de 2008 e 2009 nos EUA e Europa tornou a expor a necessidade de reformular a relação entre a liberdade individual, o capital e a intervenção do Estado. Aquela primavera dos anos 90 terminou deixando uma incerteza ainda não resolvida com relação ao que parecia ser um de seus mais incontestáveis legados: a gestação de uma comunidade européia e de uma moeda forte.

Na tragédia do Japão ficou exposta a vulnerabilidade das construções humanas frente à atividade vital da Terra no paradoxo de sua destrutiva criatividade. Ao mesmo tempo, a ameaça de contaminação radioativa em Fukushima exige uma reavaliação em nível mundial do uso da energia nuclear, uma avaliação mais madura de seus custos e benefícios, além dos slogans idealistas ou da suficiência (quando não indiferença) dos tecnocratas.



Ficou evidente, além disso, que a hiperconectividade entre todos os habitantes da Terra, além de diferenças de idioma, nacionalidade, raça ou religião, permite um nível de contato sensível com a informação, de ressonância compassiva com o drama humano que as imagens transmitem, de uma contundência tal que não necessita intermediação da palavra, nem interpretação ideológica ou religiosa alguma para nos fazer estremecer.

Trata-se de uma possibilidade inédita de sentir a dimensão transpessoal que atravessa a experiência de nossa consciência… E aqui Netuno transitando em Peixes (a partir de abril e esgotando um ciclo de 168 anos) possivelmente poderá nos revelar significados que certamente mexerão conosco.






http://constelar.com.br/constelar/154_abril11/urano-aries.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário