quarta-feira, 6 de abril de 2011

FOI MAL...

Japão se desculpa por não avisar países sobre vazamento radioativo


Coreia do Sul mostrou descontentamento com falta de notificação.

Japão diz que vazamento radioativo no mar em Fukushima foi controlado.

O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, pediu desculpas nesta quarta-feira (6) aos países vizinhos do Japão por não ter notificado com antecedência sobre o vazamento de água radioativa ao Oceano Pacífico iniciado na segunda-feira (4) na usina nuclear de Fukushima, seriamente afetada pelos desastres naturais do dia 11 de março.

As declarações de Edano ocorrem pouco depois do governos sul-coreano ter demonstrado descontentamento pelo lançamento de água de baixa radiação ao mar para permitir o armazenamento de líquido com mais radiação procedente dos reatores de Fukushima Daiichi.

Na terça (5), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano disse que “eventos que causam ansiedade entre países vizinhos devem ser notificados anteriormente”.

Seul chegou a afirmar que a liberação de água radioativa ao mar por parte da Tokyo Electric Power Compan (Tepco), a operadora da central atômica, “poderia representar um problema com relação às leis internacionais”, algo que o Ministério das Relações Exteriores japonês negou.

Edano disse nesta quarta que a liberação de 11.500 toneladas de água com baixa radioatividade (cerca de 100 vezes acima dos limites legais) é necessária para seguir armazenando líquido com maior concentração de radiação e retomar as tarefas de resfriamento dos reatores mais afetados.

O porta-voz do governo japonês também afirmou que o vazamento de água radioativa ao mar perto de Fukushima Daiichi, através de uma rachadura em um poço, foi controlado graças à injeção de silicato de sódio.

No entanto, Edano pediu cautela, já que ainda deve ser confirmado se não há outros focos de vazamento

O porta-voz disse que o governo japonês trabalhará para explicar aos pescadores da região os problemas causados pela contaminação das águas próximas à central nuclear com materiais radioativos como o iodo e o césio. Segundo a televisão pública “NHK”, a maior parte das cooperativas de pescadores da vizinha província de Ibaraki deixou de trabalhar voluntariamente, após serem detectados níveis de césio superiores ao permitido em um peixe similar à enguia.

Fonte> G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário