terça-feira, 5 de abril de 2011

MERCURIOSAMENTE



O condutor


Entre um pensamento e outro existe uma pausa: quem nos conduz nesse espaço-entre os pensamentos?

Quem nos conduz do sonho para o despertar, da escuridão da ignorância para a lucidez da sabedoria, do inconsciente para o consciente?

Quem nos conduz do nosso interior para fora, e lá fora, abrindo e reconhecendo o caminho?

Quem conduz o que vem de fora para dentro e nos conduz para dentro, pela jornada da alma até o céu, e nos faz percorrer por entre as estrelas, de volta para onde viemos?


Por José Maria Gomes Neto

Mercúrio, o escriba dos deuses



Existe um deus que nos guia e acompanha durante o período astronômico em que o planeta Mercúrio se encontra retrógrado, uma jornada para nosso mundo interior, e chama-se Hermes, na mitologia grega, ou Nabu, na Babilônia. Os antigos sábios da Babilônia acreditavam que o destino era determinado pelos deuses, e através de seus intérpretes - os planetas - este destino poderia ser declarado para todos que tivessem habilidade para lê-lo.



Sobre a retrogradação de Mercúrio

Período – de 30 de março a 23 de Abril

Zona de retrogradação: de 13o a 24o de Áries

Entrada na zona de retrogradação – 16 de março – a 13o de Áries

Saída da zona de retrogradação – 11 de maio - a 24o de Áries

Muito se fala desse período que o planeta Mercúrio é visto da Terra aparentemente voltando atrás, ou rapidamente andando para trás, como um tempo de coisas que desandam, de mal entendidos, de ruídos na comunicação, palavras não cumpridas, papéis extraviados, desvios de rotas, e até mesmo derrotas inesperadas, acidentes de percurso, quando ficamos sujeitos a enganos, auto engano e trapaças, atos falhos, ausência de presença, vácuos de memória.

Dizem que não é muito bom para negócios, contratos mal assinados precisam ser lidos e relidos, e às vezes refeitos, mudanças de idéias, perda de rumo, e há quem diga:
aprisionamento nas encruzilhadas.

Momento difícil, para muitos, de tomar decisões, o que não significa que decisões não devam ser tomadas, apenas devem ser melhor avaliadas para que não haja precipitação de julgamento.

O que é muito comum acontecer é que nesses períodos temos a oportunidade de rever nossos conceitos, pontos de vistas e percepções acerca de coisas, situações, pessoas, da vida ou de nós mesmos.

Mudar de opinião pode ser muito saudável, não necessariamente uma contradição, pois pode significar que entre uma experiência e outra, crescemos e evoluímos, aprendemos a ver de uma forma diferente:
algo se revela.

Podemos romper a moldura, sair da caixa habitual dos velhos modelos de pensamento.
Assim esse tempo nos abre uma janela para rever comportamentos, reavaliar posições e condutas, pensamentos recorrentes, e até contatar sentimentos e crenças limitadoras, ou valores enraizados.

Isto apenas porque parece ser da natureza do ser humano o paradoxo de mudar, e continuar sendo sempre o mesmo. Muitas vezes essa mudança ocorre subitamente, tal qual o planeta Mercúrio muda muito rápido de direção. E essa mudança pode ser até mesmo radical, e definitiva, à medida que entramos em contato com a informação de uma maneira completamente nova, ou de uma nova perspectiva ou posição perceptual, e a processamos em nosso mundo interior de modo diferente, mesmo em um curto espaço de tempo. Uma virada de página.

O processo lógico de percepção se altera na medida em que olhamos para uma mesma situação de uma posição diferente, um ponto de vista que nunca tínhamos experimentado antes.

O condutor desse processo, de ida até o mundo inconsciente, para recopilar e traduzir e trazer de volta ao consciente o conhecimento até então ali escondido é Mercúrio.

Que grandes oportunidades então de ressignificação nos esperam nesse tempo de Mercúrio retrógrado, em Áries!

Podemos olhar de um modo completamente novo, inclusive para o que é antigo, ou com um olhar verdadeiramente aberto para o que é novo, e romper com as barreiras do anacronismo, essa vicissitude atávica de tentar enquadrar tudo no mesmo e antigo modo de olhar para o novo, nas antigas fórmulas de percepção, dentro das molduras do que já é conhecido.

http://www.oficinadeastrologia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário