domingo, 22 de setembro de 2013

NASA DESISTE DE ACHAR SONDA DEEP IMPACT


                                   A SONDA QUE MONITORAVA O COMETA ISON

A Nasa está cancelando suas tentativas de localizar a sonda Deep Impact, que perdeu comunicação por rádio com a Terra em agosto devido a um suposto problema de software, disseram funcionários nesta sexta-feira.

A sonda foi lançada em janeiro de 2005 com a missão de estudar de perto o cometa Tempel-1.

Não era apenas uma experiência passiva. 
A sonda liberou um pedaço de metal de 372 quilos que colidiu contra o núcleo do cometa, provocando uma chuva de partículas para serem analisadas pela nave-mãe e por observatórios remotos.

A Deep Impact depois sobrevoou o cometa Hartley 2, em novembro de 2010, e estudou outros objetos distantes. Seu último contato com a Terra foi em 8 de agosto.

"Apesar desse inesperado cair do pano, o Deep Impact realizou muito mais do que se previa", disse em nota Lindley Johnson, que supervisiona o programa na sede da Nasa, em Washington.
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
20 de Setembro de 2013•17h55
http://noticias.terra.com.br/mundo/nasa-desiste-de-achar-sonda-deep-impact,30954b9ac8631410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html 



DEEP IMPACT[impacto profundo]





IMAGEM:
Impacto deliberado de um projéctil de cobre na superfície do cometa Tempel 1.

Imagem obtida pela sonda DEEP IMPACT a 04 de Julho de 2005.

Crédito: NASA/JPL-Caltech/UMD


Nenhum comentário:

Postar um comentário