terça-feira, 17 de setembro de 2013

ERA ESPACIAL : SONDA VOYAGER

                                          SET/1977 até hoje no ar , SET/2013




Sonda Voyager é 1º objeto feito pelo ser humano a deixar o Sistema Solar

Nasa confirma que artefato lançado há 36 anos saiu da influência do Sol.




Objeto agora vaga no espaço interestelar, informa a agência.
Após 36 anos vagando pelo Sistema Solar, a sonda Voyager 1
deixou a área de influência do nosso Sol, informou oficialmente nesta quinta-feira (12) a agência espacial americana Nasa. Ela agora se encontra a 19 bilhões de quilômetros do astro.


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/09/sonda-voyager-e-1-objeto-feito-pelo-homem-deixar-o-sistema-solar.html


SONDA VOYAGER um programa norte-americano de pesquisa espacial da NASA iniciado em 1977



Voyager é o nome de um programa norte-americano de pesquisa espacial da NASA iniciado em 1977 com o lançamento de duas missões, a Voyager 1 e Voyager 2, com o objetivo inicial de estudar os planetas Júpiter e Saturno e suas respectivas luas.

Posteriormente foi ampliado com a inclusão das primeiras explorações de Urano e Netuno e o estudo do espaço após a orbita de Plutão.

Em 1990, com seus objetivos no sistema solar atingidos, iniciou-se um novo programa chamado Missão Interestelar Voyager.

Em 2004 a Voyager 1 e em 2007 a Voyager 2 saíram da Heliosfera entrando em uma região conhecida como Heliosheath que é a fronteira do sistema solar com o espaço interestelar.

Com seus sistemas eletrônicos alimentados por pequenos geradores nucleares, as sondas Voyager poderão continuar em funcionamento até aproximadamente a década de 2020.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.










VOYAGER,UM RASTRO DE INTERROGAÇÕES

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 16/09/2013 09:25 Atualização:

PARIS - A sonda Voyager 1 se tornou na última semana o primeiro objeto fabricado pelo homem a alcançar o espaço sideral deixando para trás um rastro de interrogações para as pessoas comuns e leigas no assunto, como qual será o ambiente pelo qual viajará e o que poderemos aprender com isso.

Vários especialistas, entre eles a astrofísica Rosine Lallement, do Observatório de Paris, responderam a algumas dessas interrogações.

- Como se sabe que a Voyager alcançou o espaço interestelar?

- A densidade do meio em que a sonda se desloca é bastante mais elevada que o da bolha em que evoluem a Terra e outros planetas do Sistema Solar.

Os astrofísicos conseguiram fazer avaliações de maneira indireta, a partir de medições de onda transmitidas pela sonda, já que a frequência está diretamente vinculada à densidade.

- Qual é o ambiente em que a sonda se encontra agora?

- O espaço interestelar é feito de gás, o plasma galático. Não pode ser visualizado.

Tudo o que se conhece hoje repousa em dois modelos. Pela primeira vez, uma sonda vai poder explorar esse ambiente. Os astrofísicos vão poder comparar tudo que deduziu indiretamente com observações diretas do gás galático.

E se todos os instrumentos não funcionarem mais na Voyager 1, sua irmãzinha, a Voyager 2, totalmente operacional, deverá penetrar neste meio inexplorado dentro de três anos.

- Por quais informações se pode esperar?

- As informações são particularmente interessantes para a física e principalmente para a análise de interações entre estrelas e os gases na galáxia.

O que se está aprendendo tem implicações diretas, principalmente a respeito da interpretação das supernova" (estrelas que estão se extinguindo). E a análise das supernova permite, por exemplo, compreender se o universo está em expansão.


http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/09/16/interna_tecnologia,449434/sonda-voyager-deixa-para-tras-um-rastro-de-interrogacoes.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário