domingo, 13 de março de 2011

VAZAMENTO NUCLEAR NO JAPÃO

Até 160 pessoas podem ter sido expostas a radiação no Japão


TÓQUIO (Reuters) - O número de indivíduos expostos à radiação do terremoto atingiu a usina nuclear em Fukushima nordeste do Japão pode chegar a 160, disse um funcionário da agência japonesa de segurança nuclear, disse no domingo.

Nove pessoas já haviam mostrado uma possível exposição à radiação da usina, com base em informações de testes por parte das autoridades municipais e de outras fontes, e as estimativas das autoridades sugerem que este número poderia subir a algo entre 70-160, o funcionário da central nuclear da Agência de Segurança Industrial e Nuclear, em entrevista coletiva.

O reator número 1 da usina atômica de Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, liberou radiação após um forte terremoto e do tsunami no nordeste do Japão na sexta-feira, que danificou o sistema de refrigeração e o operador foi forçado a liberar pressão que se tinha acumulado no reator.

(Reprotagem de Risa Maeda)

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=27982236



Japão diz que radioatividade em torno de usina nuclear diminuiu

VIENA (Reuters) - O Japão informou que houve um aumento inicial de radioatividade em torno de uma usina atingida pelo terremoto neste sábado, mas que os níveis 'foram observados diminuíram nas últimas horas', disse a agência da ONU para energia nuclear com sede em Viena.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), também disse que tinha sido informada pelas autoridades japonesas que a explosão de sábado na fábrica de Fukushima Daiichi, ocorreu fora do vaso de contenção primária.

'O operador de usina, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), confirmou que a integridade do vaso de contenção primária permanece intacta', disse em um comunicado.

(Reportagem de Fredrik Dahl)

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=27981819


Nuvem radioativa poderá atingir a Rússia



Primeiro-ministro russo Vladimir Putin já ordenou a verificação dos planos e meios de socorro de emergência na zona oriental russa
 
O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, é o pior do país desde a catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986


O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, provocou uma nuvem radioativa que pode atingir a península russa de Kamtchatka em menos de 24 horas, segundo uma dirigente local do serviço de vigilância sanitária, citada pela agência de notícias Ria-Novosti. "Isto pode acontecer devido a direção das massas de ar e a distância entre le Kamtchatka e o Japão", explicou Novosti Natalia Jdanova. A península fica a nordeste do Japão e do arquipélago russo de Kuriles.

Diante do temor, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin já ordenou a verificação dos planos e meios de socorro de emergência na zona oriental russa. Medições de radioatividade serão realizadas de hora em hora em 28 estações de controle russas. “É preciso controlar com o maior cuidado possível a situação no Extremo-Oriente russo e comprovar ainda mais uma vez os meios disponíveis para enfrentar uma tal situação", declarou Putin.



O primeiro-ministro falou sobre o assunto numa reunião com o titular da Energia Igor Setchine, com o responsável pela Agência russa de energia nuclear Rosatom, Sergueï Kirienko, e que contou com a participação do vice-ministro das Situações de Emergência, Rouslan Tsalikov. “É preciso controlar com o maior cuidado possível a situação no Extremo-Oriente russo e comprovar ainda mais uma vez os meios disponíveis para enfrentar uma tal situação", declarou Putin.

Acidente nuclear - O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, é o pior do país desde a catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. A falha no sistema de refrigeração do reator 1 da usina Daiichi, em função do terremoto e do tsunami que atingiram o país nessa sexta-feira, foi classificado pelas autoridades como categoria 4. De acordo com a Escala Internacional de Sucessos Nucleares (INES), isso equivale a um “acidente com conseqüências de alcance local”, informa o jornal El Pais, nesse sábado. Na classificação, 7 é a categoria máxima.

Utilidade pública

Embaixada do Brasil no Japão

http://www.brasemb.or.jp/

Notícias veiculadas em listas do Yahoogroups

Nenhum comentário:

Postar um comentário