sexta-feira, 18 de março de 2011

Megasuperpopstar Perigeu da Lua Cheia

A Lua cheia deste 18 de março terá algo de especial. Ela se parecerá bem maior que o de costume e apesar de não ser possível ver a marca da bota de Neil Armstrong deixada lá em 1969, o espetáculo é único e vale a pena dar uma olhada. O motivo de aparentar ser maior neste sábado (e domingo também) não é nenhuma ilusão de ótica, isso vai acontecer por que nosso satélite estará pelo menos 50 mil km mais perto de nós.




Isso ocorre porque a Lua não gira ao redor da Terra em um círculo perfeito e sim em uma elipse achatada. Isso faz com que o astro ora fique mais perto, ora mais longe da Terra. No sábado ela estará no ponto mais próximo, chamado perigeu, resultando em um disco 14% maior e 30% mais brilhante do que se estivesse no apogeu, o ponto mais distante da órbita. Quando isso acontecer a Lua estará a exatos 356.577 km de distância da Terra.



Além da aproximação da Lua, uma interessante coincidência também marcará o evento. Cerca de uma hora depois de atingir o perigeu, entrará na fase cheia, simultaneidade que ocorre uma vez a cada 18 anos.




Marés - Durante o período de maior aproximação são observadas as conhecidas marés de perigeu, quando sua atração gravitacional "puxa" as águas do oceano alguns centímetros a mais que o normal. Dependendo da geografia local esse efeito pode produzir elevações oceânicas que em alguns casos chegam a 15 centímetros, provocando algumas instabilidades. No entanto, nada disso causará transtornos, portanto não é preciso ficar preocupado e sair correndo.



Observação - O melhor momento para ver a grande Lua será quando ela estiver nascendo próxima do horizonte, onde um intrincado mecanismo ligado ao cérebro humano a fará parecer maior ainda. Esse fenômeno ainda não foi totalmente explicado pela ciência, mas acredita-se que esteja relacionado à forma como nosso cérebro compara os objetos no horizonte e na abóbada celeste.



Em São Paulo, a Lua cheia nascerá às 18h25, próxima ao leste no azimute de 96º. Para saber quando nosso satélite surgirá no horizonte de sua cidade, clique aqui: http://www.apolo11.com/efemerides.php . Se você tiver um binóculo, mesmo que pequeno, será uma boa oportunidade de explorar um pouco mais. Para isso, um mapa da Lua que vai ajudar bastante nessa tarefa, basta clicar aqui: http://www.apolo11.com/mapa_da_lua.php .

Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/maior-lua-cheia-dos-ultimos-18-anos-estara-visivel-amanha

Paulo R. Poian.

Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br

Consultor da Revista UFO Brasil www.ufo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário