terça-feira, 15 de março de 2011

Nível de radiação sobe e já "pode prejudicar a saúde"

O governo japonês admitiu nesta terça-feira (15) que os níveis de radiação após as explosões na usina nuclear de Fukushima Daiichi já podem afetar a saúde humana.




O porta-voz do primeiro-ministro, Yukio Edano, disse que os níveis mais altos de radiação foram detectados na usina e que "quanto maior a distância da usina e do reator, menores devem ser a radiação".



Um pouco mais cedo, o primeiro-ministro Naoto Kan pediu àqueles que vivem a menos de 30 km da usina que não saiam de casa. Kan também determinou que os moradores que ainda estão a menos de 20 km da usina deixem o local.



"Ainda há um risco muito alto de que mais radiação vaze", disse Kan em um pronunciamento exibido na televisão japonesa.



O temor de que possa haver o derretimento dos núcleos dos reatores do complexo nuclear, que fica 250 km a nordeste de Tóquio, aumentou após uma nova explosão na manhã desta terça-feira (horário do Japão), a terceira desde o terremoto que atingiu o país há quatro dias.



A explosão ocorreu no reator 2, que os engenheiros tentavam estabilizar, já que outros dois reatores já haviam sofrido explosões.



A empresa que opera a usina, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que o nível de radiação no local está elevado. Uma hora de exposição à radiação agora supera em oito vezes o limite legal de exposição à radiação em um ano.



Um incêndio no reator 4 nesta terça-feira também teria levado a vazamentos radioativos.



Segundo a agência de notícias japonesa "Kyodo News", foram detectados níveis de radiação mais altos ao sul de Fukushima. Em Tóquio, os níveis estariam acima do normal, mas sem apresentar riscos à saúde, segundo o governo.



Radiação



Na manhã de segunda-feira, uma explosão no reator número 3 da usina deixou 11 feridos, um deles em estado grave. A explosão foi sentida a 40 quilômetros da usina e fez com que uma imensa coluna de fumaça tomasse o local.



Já a primeira explosão ocorreu no sábado, quando o reator 1 teve problemas. Desde então, foram retiradas cerca de 185 mil pessoas de um raio de 20 quilômetros da usina e 22 estão sob tratamento por exposição à radiação.



As explosões foram precedidas por problemas no sistema de resfriamento dos reatores, que pararam de funcionar em consequência do terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na sexta-feira, seguido por um tsunami.



As explosões em Fukushima causaram preocupação em diversos países do mundo com suas próprias instalações nucleares.



Os governos da Índia, Alemanha, Suíça e Áustria também anunciaram mudanças em seus programas nucleares.



Desabrigados



Mais de 2,4 mil pessoas morreram em consequência do terremoto e do tsunami no Japão, mas estimativas indicam que o total de mortos no desastre pode ultrapassar 10 mil.



Mais de 500 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto dois milhões de residências permanecem sem eletricidade e quase o mesmo número, sem água.



Um funcionário da Cruz Vermelha em Otsuchi no nordeste do Japão disse à BBC que metade da população está desaparecida e os demais estão em estado de choque, tentando encontrar alimentos e se proteger do frio.



O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse que o desastre mergulha o país "na crise mais grave desde a Segunda Guerra Mundial".



Estimativas preliminares elevam os custos de recuperação da tragédia em dezenas de bilhões de dólares - um forte golpe para o país, em um momento em que a economia mundial dá sinais de retomada.

do UOL Notícias


http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/03/15/nivel-de-radiacao-sobe-e-ja-pode-prejudicar-a-saude.jhtm



//////////////////////



Decretada zona de exclusão aérea em Fukushima




Carlos Albuquerque

http://www.blogger.com/goog_1521345765



Mais uma explosão atinge central nuclear de Fukushima. Desta vez, o reator 2 foi danificado. Autoridades japonesas alertam para riscos à saúde e decretam zona de exclusão aérea sobre a região da usina nuclear.





Nesta terça-feira (15/3), uma nova explosão foi registrada na usina nuclear de Fukushima, localizada a 260 quilômetros de Tóquio. Desta vez, o reator 2 foi danificado. Segundo a agência de notícias Kyodo, a explosão provocou "leve aumento" no nível de contaminação por radioatividade na região sul da capital japonesa. Essa foi a terceira explosão na usina em quatro dias.



Após a catástrofe provocada pelo terremoto e pelo tsunami na última sexta-feira, foram registradas explosões nos reatores 1, 2 e 3. Além disso, um incêndio também atingiu o reator 4.



Acredita-se que a explosão desta terça-feira tenha causado danos no invólucro do reator. A explosão ocorreu às 6h (hora local). O governo japonês alertou para o perigo de danos à saúde. Em um raio de 20 quilômetros da usina, 200 mil pessoas já haviam sido evacuadas.



As autoridades japonesas decretaram, nesta terça-feira, zona de exclusão aérea em toda a zona da central nuclear de Fukushima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário