sábado, 28 de maio de 2011

PROTESTOS NA EUROPA, DESTA VEZ, ESPANHA




Polícia fere 121 e repressão aumenta protestos na Espanha


A  ação da polícia catalã contra os manifestantes que há 12 dias se reúnem no centro de Barcelona, na Espanha, deixou 121 feridos e, ao invés de dispersar os jovens, aumentou ainda mais a concentração de pessoas no local e ampliou os protestos que agora incluem famílias, idosos e crianças, relata Rodrigo Russo, jornalista da Folha, em Barcelona.

A decisão do governo local de enviar tropas de choque à praça Catalunya enfureceu os manifestantes, embora os protestos tenham sido pacíficos.

Rodrigo Russo

"A ação policial foi totalmente injustificada. Durante todo o dia eles levavam cartazes chamando por 'resistência pacífica'", diz Russo, que esteve por duas vezes no local e disse que a atmosfera remonta à praça Tahrir, no Egito, onde intensos protestos levaram à queda do ditador Hosni Mubarak.

O jornalista afirma que a repressão teve o efeito inverso, e aumentou ainda mais o número de barracas na praça, que ficou absolutamente lotada logo após a saída dos policiais. Muitos relataram que o local nunca esteve tão cheio desde o início dos protestos.

A violência em Barcelona chega semanas depois que milhares foram às ruas do país em manifestações por democracia e contra a corrupção e o sistema financeiro que levou à crise econômica amargada pelos países da zona do euro.

Incentivados pelas revoltas nos países árabes, que já derrubaram os ditadores da Tunísia e do Egito, muitos jovens têm acampado em praças pedindo o fim do bipartidarismo e cobrando uma maior participação na democracia espanhola.




 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/921994-policia-fere-121-e-repressao-aumenta-protestos-na-espanha.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário