quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alerta radioativo em Salvador: carga de urânio é barrada em porto


Notícia - 15 - mai - 2008
Armazenada em precários contêineres, carga de 175 toneladas de concentrado de urânio tem como destino o Canadá, onde será enriquecido.
ATUALIZAÇÃO (19/05): A carga de urânio foi embarcada na noite de domingo, mas o navio Kent Trader ainda não deixou o porto de Salvador.
A notícia fez com que o Greenpeace enviasse uma carta para os presidentes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com cópia para diversos ministérios e secretarias de Meio Ambiente de Salvador e Estado da Bahia, exigindo transparência nas atividades nucleares bem como o cumprimento das normas de segurança vigentes.
A carta foi assinada também pelas entidades Articulação Popular São Francisco Vivo,Associação Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça, Cidadania,Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA), Grupo Ambientalista da Bahia(Gamba) e Sindicato Unificado dos Trabalhadores nos Serviços Portuáriosdo Estado da Bahia.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/alerta-radioativo-em-salvador/

"O Jornal Nacional não falou nada sobre a carga radioativa em Caetité. E não temos visto matérias sobre este assunto na TV (Rio de Janeiro). Alguém viu na TV pelo Brasil? Quando uma manifestação como essa acontece na Europa ou nos EUA, é amplamente divulgada pela TV aberta. Se isso se confirmar como uma prática "normal" por ´parte da TV Brasileira, fica claro que não podemos depender desse instrumento "público", e que devemos montar nossa própria rede de divulgação de notícias e informações."

Mário Gabriel



Um comentário: